O vídeo que mostra um viaduto totalmente alagado foi filmado no Brasil?
Desde o dia 7 de março de 2019, um vídeo de apenas poucos segundos, mas que já obteve quase 600 mil visualizações, e quase 16 mil compartilhamentos, vem viralizando no Facebook.
Entretanto, será que o vídeo foi realmente gravado no Brasil? O episódio ocorreu mesmo São Paulo ou Uberlândia? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
O vídeo é verdadeiro e foi gravado em Uberlândia/MG. Porém, não é tão recente, visto que o alagamento foi o resultado de uma chuva intensa, com direito a granizo, que se abateu sobre a cidade entre a tarde e a noite do dia 6 de dezembro de 2018. Na época, o Corpo de Bombeiros disse que a forte chuva atingiu todos os setores da cidade, e durou cerca de 40 minutos.
Alguns vídeos do caos provocado no trânsito da cidade foram publicados naquela época. Entre esses vídeos, dois eram referentes ao Viaduto Carlos Saraiva, um pequeno viaduto sobre um trecho da Avenida Rondon Pacheco, a principal avenida de Uberlândia. Confira os vídeos abaixo, que foram publicados no canal “Amador Queiroz”, no YouTube:
Nesse outro vídeo, publicado no canal da TV Vitoriosa (afiliada do SBT), no YouTube, podemos ter uma noção bem maior do que aconteceu na cidade naquele dia:
O viaduto faz a ligação entre a rua Joaquim Cordeiro e a Avenida Nicodemos Alves dos Santos, no bairro Saraiva.
Entender como esse viaduto alaga não é tão difícil assim. Considerando as imagens do Google Street View, podemos perceber que o trecho inicial da Avenida Nicodemos Alves dos Santos é de subida, ou seja, a água da chuva “volta” para o viaduto. Quando chove, as águas também descem pela Avenida Divino Lucas Martins, desembocando parcialmente no viaduto.
Para completar, o trecho final da rua Joaquim Cordeiro consiste em uma descida, ou seja, mais uma fonte que colabora para que as águas inundem o viaduto!
Não é só em Uberlândia que Isso Acontece!
Para sermos justos com a cidade de Uberlândia é preciso deixar claro, que não é apenas lá que acontece esse tipo de situação. Ao longo dos últimos anos já tivemos casos semelhantes, por exemplo, em São Paulo/SP (Viaduto Bresser / viaduto sobre a Avenida Rubem Berta) e Salvador/BA (Viaduto Raul Seixas).
A diferença é que em alguns casos somente o acesso a um determinado viaduto sofreu com o alagamento ou então não houve tanto impacto visual diante das imagens divulgadas.
Conclusão
O vídeo é verdadeiro e foi gravado em Uberlândia/MG. Porém, o episódio é não tão recente, visto que o alagamento foi o resultado de uma chuva intensa, com direito a granizo, que se abateu sobre a cidade entre a tarde e a noite do dia 6 de dezembro de 2018.