Falso
Os boateiros e suas grandes trolladas na mídia – parte 5
Veja a última parte da nossa seleção dos boateiros digitais e conheça algumas das peças pregadas por eles.
Acompanhando nossa série de artigos sobre os criadores de boatos digitais e suas trolladas na mídia, você percebe como é relativamente fácil se criar boatos virtuais e os espalhar pela internet.
Com o tempo, os criadores de hoaxes acabaram pegando o jeito de como criar suas notícias fantasiosas e, muitas vezes acabam enganando portais e jornais.
Vamos conhecer mais alguns deles?
Justin Bieber com câncer
Essa farsa não foi criada por apenas um boateiro. No dia 26 de outubro, alguns brincalhões (não sabemos quem) postaram a foto abaixo em no site de compartilhamento de imagens 4Chan:
Usando um perfil falso do programa de TV Entertainment Tonight no Twitter, conseguiram espalhar ainda mais o boato:
Foi uma questão de minutos para que a campanha #BaldForBieber (Careca por Bieber) virasse um dos assuntos mais comentados do Twitter no dia 27 de outubro. O sucesso da farsa foi tão grande que várias fãs rasparam suas madeixas em solidariedade ao ídolo canadense:
[iframe: width=”560″ height=”315″ src=”http://www.youtube.com/embed/yA9DX8aRZXc” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Mas o que os malucos fãs de Justin Bieber não sabiam é que a tal foto que deu início ao hoax foi tirada de um trecho de uma entrevista que o cantor deu a um programa de TV, no ano passado, onde ele simulou estar sem cabelo usando uma touca da cor da pele.
[iframe: width=”560″ height=”315″ src=”http://www.youtube.com/embed/m2arMcpytyw” frameborder=”0″ allowfullscreen]
No blog do Mataleone podemos ver mais fotos de pessoas que caíram na pegadinha do Bieber careca.
Sensacionalista
O Sensacionalista surgiu há pouco mais de um ano na web, mas a sua equipe de redatores já chegaram trollando meio mundo. Suas primeiras manchetes já fizeram tanto sucesso e, é claro, pegaram muita gente desprevenida, como por exemplo:
- Casal batiza o filho com o nome de Facebookson e causa polêmica
- Ângela Bismarchi vai implantar um terceiro seio
O último pirata dos EUA
O professor T. Mills Kelly leciona História há anos na Universidade George Mason, em Virginia (EUA). Em seu curso chamado Mentir sobre o Passado, Mills ensina aos alunos que não se deve acreditar em tudo o que se lê sobre o passado e que muita coisa que aprendemos sobre a história pode ser farsa.
Em 2008, Mills e sua turma conseguiram criar uma das maiores lendas já publicadas no Wikipédia: por mais de um ano, o verbete sobre Edward Owens – que seria o último pirata dos Estados Unidos – ficou no site da enciclopédia como se fosse real!
O Net Work World listou em janeiro de 2011 os 10 maiores enganos postados na Wikipédia e a fraude criada pela turma da turma de 2008 do professor T. Mills Kelly está entre eles.
A farsa do Último Pirata Americano só foi descoberta no final do curso, em dezembro de 2008, depois que os próprios alunos entregaram o jogo, revelando todos os truques usados para a confecção do hoax.
Em 2012, a nova turma do professor Kelly tentou emplacar um novo hoax, mas a farsa foi descoberta em apenas 26 minutos!
Conclusão
Essa foi a última parte dessa série onde pudemos mostrar alguns dos boateiros mais famosos da web e algumas de suas criações. Esperamos que tenha gostado e, caso tenha alguma sugestão, é só mandar aí nos comentários!
Leia a primeira parte desse artigo aqui!
Leia a segunda parte desse artigo aqui!
Leia a terceira parte desse artigo aqui!
Leia a quarta parte desse artigo aqui!