Cinema / TV
Os Minions foram inspirados em experiências nazistas?
É verdade que os Minions do filme Meu Malvado Favorito foram inspirados em experiências feitas com crianças pelos nazistas?
A foto abaixo apareceu na redes sociais no dia 19 de julho de 2015 e mostra várias crianças vestindo roupas fechadas e usando visores semelhantes aos usados personagens amarelos da franquia Meu Malvado Favorito.
O texto que acompanha a imagem afirma que “Minioms” era o nome dado às crianças usadas pelos cientistas nazistas em experimentos com um produto químico chamado cyklon-B, durante da Segunda Guerra Mundial.
Será que isso é verdade?
Verdadeiro ou falso?
Essa foto que muitos associam aos personagens da Illumination Entertainment não tem nada a ver com os Minions e tampouco com o nazismo.
Segundo os criadores dos personagens, os Minions foram inspirados em parte nos personagens Jawas – da franquia Star Wars – e o Oompa Loompas da Fantástica Fábrica de Chocolates (Willy Wonka). Os adoráveis bichinhos amarelos foram criados inicialmente para tornar o personagem Gru mais humano.
A palavra “minion” significa “ajudante”, “auxiliar” ou “favorito” em alemão e não há nenhuma relação com o nazismo como o boato sugere (favor nos corrijam nos comentários se estivermos errados).
Quanto à imagem compartilhada no Facebook, as pessoas mostradas na foto não são crianças e a data em que ela foi tirada é muito anterior ao nazismo alemão (entre 1933 e 1945). Essa era uma roupa de mergulho usada em testes (em adultos) em 1908.
Os homens da fotografia foram os primeiros mergulhadores da Royal Navy do Reino Unido e a foto pertence ao Museu Nacional da Marinha no Reino Unido.
Há outras versões dessa mesma fotografia onde é afirmado que esses personagens teriam surgido de um filme real, de 1920. Igualmente, sem o menor fundamento!
(SPOILER) 2 versões para a origem dos Minons
Nos primeiros filmes da franquia “Despicable Me” (Meu Malvado Favorito), o enredo sugeria que os Minions haviam sido criados geneticamente pelo vilão Gru, mas no filme “Minions”, lançado em 2015, foi mostrado que os bichinhos amarelos nasceram e se desenvolveram juntamente com a evolução da Terra e só foram conhecer o Gru tempos depois.
Atualização 27/07/2015
De acordo com o jornal espanhol El País, esse boato parece ter surgido no Chile, inicialmente através de uma publicação feita pelo internauta Luciano González no Facebook.
Sua postagem foi compartilhada mais de 35.000 vezes e, poucas horas depois, Gonzáles explicou que sabia que a notícia se tratava apenas de uma lenda urbana e decidiu compartilhá-la “como um experimento” para demonstrar que as pessoas acreditam em tudo o que leem nas redes sociais.
Infelizmente, a explicação do rapaz teve menos de 20 compartilhadas!
Conclusão
Essa história dos minions terem sido inspirados nas experiências feitas com crianças por cientistas nazistas é farsa! A foto usada como “prova” é de 1908 e não tem nenhuma relação com o boato!