Os restos mortais de uma fada foram encontrados na Inglaterra?
Começou a circular nas redes sociais, principalmente no Facebook, uma série de fotos dos supostos restos mortais de uma fada (sim, uma fada), que teriam sido encontrados numa antiga estrada romana em Derbyshire, na Inglaterra.
Somente uma única publicação, de uma determinada página, já obteve mais de 4,8 mil compartilhamentos desde o dia 22 de setembro de 2020 (arquivo)!
Acreditamos que todos aqueles que acompanham o E-farsas saibam que fadas não existem, mas ainda assim esse é uma tema extremamente popular e, por mais estranho que possa parecer, há muita gente que lucra propagando a crença nessas criaturinhas mágicas.
Enfim! De qualquer forma, estaríamos diante do corpo de algum animal ou será que tudo isso foi inventado? Descubra agora, aqui, no E-farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Na verdade estamos diante de um farsa muito antiga. Essa narrativa, assim como as fotos, começaram a ser propagadas no início de 2007 por um cidadão chamado Dan Baines, morador do condado de Derbyshire, na Inglaterra. Contudo, tudo não passou de uma pegadinha de 1° de abril!
Foi o próprio Dan que espalhou essa história, e criou o tal esqueleto mumificado de fada.
Vale ressaltar nesse ponto, que Dan trabalhava criando truques para mágicos.
A BBC Esclareceu o Caso
E olhem só que o Dan disse naquela época:
“Embora eu tenha dito que seja uma farsa, as pessoas ainda acreditam que é real… Recebi todos os tipos de comentários, incluindo pessoas que disseram ter visto exatamente as mesmas coisas, e uma pessoa que me disse para devolver os restos mortais ao local do túmulo o mais rápido possível ou enfrentar as consequências“
Pois é! Mais de treze anos se passaram a situação não mudou. Sinceramente, muito dificilmente mudará.
Dois Antigos Textos Sobre o Assunto
Em agosto de 2016, eu já havia desmentido rapidamente esse caso num texto que escrevi para um outro blog. Já em julho de 2008, o Gilmar Lopes havia escrito um texto sobre esse mesmo caso.
Portanto, não é apenas uma questão de desmentir, mas das pessoas entenderem de uma vez por todas que fadas não existem. De qualquer forma, estaremos aqui esperando a próxima vez que isso circular nas redes sociais, assim como fazemos há 18 anos.
Conclusão
Falso! Na verdade estamos diante de uma farsa muito antiga. Essa narrativa, assim como as fotos, começaram a ser propagadas no fim de março de 2007 por um cidadão chamado Dan Baines, morador do condado de Derbyshire, na Inglaterra. Contudo, tudo não passou de uma pegadinha de 1° de abril! Foi o próprio Dan que espalhou essa história, e criou o tal esqueleto mumificado de fada.