Cinema / TV
Os Simpsons previram o furacão Patricia do México?
É verdade que o desenho animado Os Simpsons previu anos antes o furacão Patricia que atingiu o México em outubro de 2015?
No dia 24 de outubro de 2015, um dia após o furacão Patricia atingir a costa oeste do México, uma imagem que teria sido tirada de um episódio do desenho Os Simpsons mostra um recorte de jornal sobre um furacão que atinge o México!
Será que essa imagem é verdadeira ou falsa? Será que essa “previsão” foi feita mesmo pelos Simpsons?
Verdade ou farsa?
A imagem é real e foi tirada do episódio 15 da 26ª temporada chamado “The Princess Guide” (“Uma princesa em Springfield”, no Brasil). Logo nas primeiras cenas do episódio, após a abertura do show, o personagem Homer Simpson está sentado na mesa junto com os filhos e com a esposa, lendo um jornal:
Na manchete, em destaque, podemos ler: “Furacão Consuela fica retida na fronteira dos Estados Unidos”.
Claro que os redatores do desenho animado estavam fazendo uma piada com a rigidez do serviço de migração dos Estados Unidos e que tudo o que vem das américas “de baixo” é barrada, incluindo furacões.
No entanto, Os Simpons passou perto, pois o nome do furacão que atingiu o México é “Patricia” e no desenho se chama “Consuela”. Talvez, o nome seja uma sátira à personagem Consuela, uma empregada latina do seriado Family Guy.
Previsões que não são previsões
Os redatores de Os Simpsons tem a fama de serem videntes, mas já fizemos um vídeo aqui no E-farsas mostrando que muitas das alegadas previsões não tem nada de vidência:
The Princess Guide foi ao ar nos Estados Unidos em março de 2015 e a história gira em torno de uma princesa nigeriana chamada Kemi, que chega em Springfield a negócios. Moe – o dono do bar onde Homer bebe cerveja sempre que pode -, havia perdido seu dinheiro para um príncipe nigeriano recentemente e acredita que Kemi pode estar relacionada com o golpista, mas acaba se apaixonando por ela.
Conclusão
O desenho Os Simpsons falou rapidamente, em uma piada, sobre um furacão que estaria tentando entrar nos Estados Unidos, vindo do México. Os nomes dos furacões são diferentes, mas isso não impediu que muitos fãs passassem a associar o episódio como uma previsão dos redatores do programa ao terrível fenômeno ocorrido na costa oeste mexicana.