Esporte
Outdoors homofóbicos estão sendo colocados no Qatar pelos organizadores da Copa do Mundo?
É verdade que os organizadores da Copa do Mundo de futebol no Qatar estão espalhando painéis anti-lgbt nas ruas do país?
A imagem surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de junho de 2022 e mostra um enorme painel instalado em uma rua com imagens de uma família sendo protegida do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIA+, por um guarda-chuvas onde pode-se ler a inscrição em árabe “al-Sharia” (que é a lei islâmica).
A ilustração dá a entender que o islamismo protege as famílias contra a homossexualidade e o texto que acompanha a foto afirma que a organização da Copa do Mundo de futebol, que será realizada esse ano no Qatar, estaria espalhando os cartazes pelas ruas do país como um alerta para os turistas e torcedores.
Será que essa história é real?
Verdade ou mentira?
O outdoor é real, mas ele não foi instalado no Qatar e tampouco se refere à Copa do Mundo que será realizada naquele país em 2022!
O painel foi instalado no país vizinho, Barém (ou Bahrein), como um protesto contra o mês do Orgulho LGBT, ocorrido todos os anos em junho.
Em uma busca no Twitter, descobrimos que a primeira conta a publicar a ilustração foi a do perfil da Sociedade de Orientação Islâmica do Bahrein, no dia 07 de junho de 2022:
التمسك بشرع الله سبحانه و سنة نبيه ﷺ هي الدرع الحصين للوقاية من هذه الافكار الشاذة و المخالفة للفطرة السليمة.#سعداء_بفطرتنا#البحرين pic.twitter.com/AqjJPrb4x1
— جمعية الهداية الاسلامية (@alhedayasocitey) June 7, 2022
O local da instalação do painel visto de outro ângulo:
O site de checagem de fatos Misbar encontrou no Google Maps o local onde o outdoor foi instalado. Segundo o Misbar, o painel estava ao lado da mesquita Sheik Al Jazi, localizada no centro islâmico:
Conclusão
A foto de um outdoor homofóbico, com uma ilustração mostrando uma família sendo “protegida da homossexualidade” pelo islamismo não foi tirada no Qatar e tampouco tem a ver com a Copa do Mundo que será realizada em 2022 naquele país! O painel anti-lbgt foi instalado numa mesquita do país vizinho, Barém, em protesto ao mês do Orgulho LGBT!