Falso
Ovni em formato de nave mãe é flagrado em Santa Catarina!
Será verdadeira a fotografia tirada de uma janela de avião que mostra uma enorme nave alienígena flagrada nos céus de Santa Catarina?
A foto surgiu na primeira semana da fevereiro de 2016 e mostra o que parecer ser uma prova real de que estamos sendo visitados por naves de medidas colossais!
De acordo com postagens feitas no Facebook, a fotografia teria sido tirada por uma pessoa muito séria, no dia 04 de fevereiro de 2016, da janela de um avião que estava chegando ao aeroporto de Santa Catarina.
Qual será a explicação para essa imagem? Será que isso é verdade ou farsa?
Abaixo, um exemplo da postagem que se espalhou no Facebook (e no WhatsApp):
Verdadeiro ou falso?
Essa nave é bastante conhecida na web, não sendo essa a primeira vez que esse flagrante foi registrado na internet. Em outubro de 2015, várias publicações semelhantes começaram a ser compartilhadas através das redes sociais, sendo publicadas até em jornais estrangeiros, como o tabloide inglês Express – que afirmou na época que a nave mãe havia sido vista e fotografada em vários locais como na Índia e no Brasil!
Rapidamente, inúmeras fotos iguais a essas começaram a pipocar nas redes sociais, como o 9Gag.
Será que estamos sendo invadidos?
Na ocasião, muita gente ficou preocupada com tantos avistamentos! Será que estamos sendo invadidos por naves gigantes alienígenas? O que eles querem de nós?
A verdade é que essas fotos (todas elas) são falsas!
Todas as fotografias usaram como base uma ilustração feita pelo artista gráfico finlandês Jukka Korhonen. Batizada de “V for Victory” (Jukka é fã de uma série de TV com esse nome e estava comemorando a notícia de uma possível continuação desse seriado), a composição de Korhnen foi postada na web em 2006.
Em 2015, aplicativos para smartphone como o Camera360 ajudaram a criar fotomontagens como essas e tornaram esse tipo de colagem bem realistas! Aliás, a nave criada por Jukka faz parte das imagens disponíveis para fotomontagens do Camera360.
Conclusão
A imagem da nave que teria sido flagrada em Santa Catarina em 2016 é, na verdade, uma montagem feita com uma ilustração de 2006!
*Com a colaboração de Roberto Takata!