Connect with us

E-farsas

OVNI sobrevoa os céus de Embu em São Paulo!

ovni em embu

Conspirações

OVNI sobrevoa os céus de Embu em São Paulo!

Várias pessoas avistaram um estranho objeto sobrevoando à noite os céus de Embu, no interior de São Paulo. OVNIS?

No dia 24 de julho de 2011, o vídeo abaixo foi postado no Youtube. As luzes rodando em volta de seu eixo formaram uma enorme circunferência e, segundo testemunhas, o “Disco Voador de Embu da Artes” (como foi apelidado) teria ficado várias horas no céu.

[iframe: width=”425″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/5Sf5cJ1Iba0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

ETs?

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Apesar de o vídeo ser muito curto e conter poucas informações visuais, aparentemente não há indícios de manipulação digital. No entanto, infelizmente, estamos diante de mais um vídeo em que não há nada de extraterreno nele!

Não se trata de um disco voador de outro planeta!

Em entrevista ao portal de notícias da Globo G1, as assessorias de imprensa da Aeronáutica, em Brasília, e da Polícia Militar, em São Paulo, disseram que não houve nenhum registro de ocorrência que envolvesse objetos voadores não identificados em Embu nos dia 23 e 24 de julho.

A teoria de uma visita de ETs em nosso planeta também foi descartada por estudiosos desses fenômenos como o presidente do Centro de Ufologia Brasileiro, Milton Frank (já entrevistado por nós aqui no E-farsas). Segundo Frank, Em 33 anos pesquisando casos de supostos contatos entre humanos e naves e seres de outros planetas, ele disse nunca ter tido uma prova da existência de discos voadores.

Inicialmente, alguns ufólogos apostaram na hipótese de que as luzes vistas em Embu poderiam ser, na verdade, um balão (desses de festa junina) com um tipo de iluminação mais elaborada. Isso explicaria muita coisa.

Porém, a explicação mais plausível é a do eolista Silvio Voce. Segundo ele, trata-se de uma pipa noturna.

De fato, as pipas noturnas ou kite leds existem mesmo, mas são relativamente novas aqui no Brasil. O site Spark Fun ensina como fazer sua pipa com leds.

Veja abaixo algumas dessas pipas que foram filmadas num festival em Bristol, na Inglaterra, em 2010:

[iframe: width=”560″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/3RfuMWaSoJ4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

Próximo video, outros modelos de pipas noturnas:

[iframe: width=”425″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/zM0m_Oeod8k” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Nesse filme, podemos ver outras pipas noturnas. Dessa vez, aqui no Brasil – em Riviera de São Lourenço, litoral de São Paulo – em 2009:

[iframe: width=”425″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/dRncgHY32rs” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Para conhecer outros modelos dessa pipa, faça uma busca no Youtube por “Kite led”.

Por coincidência (ou não!), um mês antes houve um festival de pipas noturnas em São Paulo. Segundo esse site especializado em pipas, em setembro teremos um novo festival na cidade. Portanto, veremos em breve uma nova série de Óvnis nos céus do interior!

Update: 27/07/2011

caderno Pipa

Mecânico mostra caderno com desenhos da pipa com leds (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Parece que estávamos certos! O leitor do E-farsas Foguinho nos avisou nos comentários que a jornalista Juliana Cardilli, do portal de notícias G1, publicou ontem a possível origem do tal óvni de Embu. De acordo com a notícia, um mecânico de 42 anos de idade- morador de Embu – teria criado a pipa que enganou muita gente.

O mecânico afirmou que demorou cerca de 4 meses para projetar o brinquedo. Usando 32 pequenas lâmpadas leds alimentadas por uma bateria de celular, a pipa foi solta pela primeira vez no dia 23 de julho.

A matéria publicada no portal da Globo também conta que a pipa noturna foi criada para se testar várias formas de energia podendo também ser usada para se gerar eletricidade a partir da força do vento.

Alguns moradores próximos ao inventor acabaram “entregando” o mecânico, que tem a fama de ficar testando suas estranhas invenções pelas ruas da vizinhança.

 

Update: 8 de agosto de 2011

No último domingo, dia 7 de agosto, o repórter do programa Fantástico, Maurício Kubrusly, foi à Embu das Artes – na Grande São Paulo – para conhecer de perto o mecânico aposentado João Pelizari e suas invenções.

Na entrevista ao Fantástico, o mecânico e inventor contou que desde pequeno tem profunda admiração por tudo que voa e sempre teve como passatempo criar aviões de diversos materiais. Sua mais recente invenção – uma pipa que leva consigo uma armação de leds – chamou a atenção de muita gente que achava se tratar de um disco voador.

A pedido da produção da TV Globo, João fez outra pipa e em uma noite de bastante vento colocou sua criação no ar.

“… São 31 LEDs mais 15 no centro”, explica o inventor. “A estrutura é levinha: tem cerca de 50 gramas. O que mais pesa é a bateria de celular. A energia dela é para manter tudo isso funcionando. ..”, conta o mecânico.

E para quem estava duvidando que se tratava apenas de uma série de pequenas luzes de led, o inventor provou que sua idéia funciona e, depois de colocar sua pipa no ar, mostrou que o efeito é realmente assustador.

[iframe: width=”425″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/aGvxbw7DWKY” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Agora que o assunto está encerrado, cabe aqui uma observação do criador e pesquisador do  E-farsas:

Muita coisa acontece nesse mundo para o qual não temos explicação. Isso é fato!

No entanto, quando algum fenômeno como esse ocorrido em Embu das Artes acontece e temos a explicação, nossa obrigação é a de informar o que descobrimos. Não importa a fonte.

Não somos vendidos por citar essa ou aquela fonte (como sugerido em alguns comentários). Por exemplo, a TV Globo foi citada diversas vezes nas nossas pesquisas, pois os jornalistas entrevistaram ufólogos sérios – como o presidente do Centro de Ufologia Brasileiro – Milton Frank.

Outro detalhe importante a ressaltar é o fato de que um avistamento com essa repercussão gera um tipo de histeria coletiva. Um disco com menos de 1 metro de diâmetro virou, em pouco tempo, um objeto de mais de 150m! Tudo isso por causa do “quem conta um conto aumenta um ponto” (acho que é assim o ditado).

Encerro essas pesquisas aqui, até que outro dado pertinente apareça, com a sensação de dever cumprido. Mais uma vez, nossas pesquisas se mostraram corretas e, apesar da limitação financeira, conseguimos mostrar aqui que somente através de consultas simples na web podemos desvendar as farsas que nela circulam.

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top