Natureza
Paddy Power desmata floresta brasileira para promover a Copa!
Será verdade que uma empresa irlandesa desmatou parte de uma floresta amazônica brasileira para escrever frase de apoio à Inglaterra?
A imagem começou a circular nas redes sociais no dia 07 de junho de 2014, depois que empresa de apostas irlandesa Paddy Power publicou em sua conta conta oficial no Twitter o que parece ser uma área devastada em uma floresta.
O que chama a atenção (e causou indignação entre os internautas) é que várias árvores parecem ter sido derrubadas, formando nos espaços os dizeres “C’mon England PP” (“Vamos Inglaterra PP”, em inglês). Lembrando que a seleção da Inglaterra fará seu primeiro jogo na Arena Amazônia no dia 14 de junho, em Manaus!
Será que a imagem é real?
Verdadeira ou farsa?
A fotografia gerou enorme polêmica na internet e muitos sites e blogs questionaram a veracidade das informações. O jornal britânico Mirror chegou a entrar em contato com a empresa, que afirmou que a foto é real. Outros sites, como o Sabotage Times, o Mais Futebol e o Exame também publicaram a notícia como sendo um mistério, mas que a imagem lhes parecia autentica.
Verdade revelada
Apenas 24 horas após a publicação da foto polêmica, a própria Paddy Power revelou em seu blog que tudo não passou de uma brincadeira! O desmatamento foi gerado com ajuda de software de computação gráfica.
Josh Powell, porta-voz da empresa, diz:
“Nem uma única árvore foi prejudicada na Amazônia. A Paddy Power admite que exagerou um pouco para aumentar a conscientização sobre o desmatamento, fingindo derrubar a Amazônia[…]”
O software usado para criar os dizeres na floresta foi o MODO. Abaixo, uma das telas do processo de criação:
Josh Powel completa:
“Temos alguns especialistas em design para criar, a partir do zero, um modelo 3-D da floresta 85 quilômetros fora de Manaus. Nos mínimos detalhes, nós olhamos para o tipo de árvore, topografia, onde a luz deve ser a cada hora do dia e até mesmo o reflexo da floresta na janela do nosso helicóptero imaginário. Não houve helicóptero. Na verdade, nós nem sequer pôs os pés no Brasil”
No final do texto, a empresa publicou outra montagem do mesmo local, com a frase: “WE DIDN’T GIVE THE AMAZON A BRAZILIAN” (algo como “Não demos a Amazônia Brasileira”, em inglês).
Atualização 08/06/2014:
Vários atentos leitores nos avisaram que a tradução correta frase: “WE DIDN’T GIVE THE AMAZON A BRAZILIAN” seria uma gíria que soaria como ‘Não depilem a Amazônia!”.
Conclusão
A imagem do desmatamento foi gerada por computador para ajudar na conscientização da devastação da floresta amazônica.
Sugestão do leitor e amigo Fabio Marçal!