Paris iluminou o céus com luzes formando a frase “#Lula Livre”?
É verdade que Paris iluminou a Pont des Invalides com luzes apontadas para o céus formando a frase “#Lula Livre” em solidariedade ao ex-presidente Lula?
A imagem se espalhou nas redes sociais no dia 24 de abril de 2018 e se tornou um dos assuntos mais comentados no Facebook e no Twitter nesse dia. Nela podemos ver a Pont des Invalides cruzando o famoso rio Sena, em Paris (França), mas o que chama a atenção é que as luzes que iluminam a construção formam uma combinação de letras formando a frase “Lula Livre”.
Primeiramente publicada no perfil oficial do senador Lindbergh Farias no Twitter, a postagem alcançou centenas de retweets e de likes e, em seguida, foi postada também na página oficial do senador no Facebook, chegando a 2,5 mil curtidas!
Será que essa homenagem é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
No texto publicado pelo senador (tanto na postagem do Twitter quanto na do Facebook), Lindbergh Farias apenas afirma que trata-se de “um raio de luz em Paris” e que a foto é de autoria de Pablo Leme. Rapidamente, outros usuários das redes sociais começaram a espalhar a imagem da “homenagem” dos franceses ao ex-presidente do Brasil, preso no começo de abril de 2018:
Acontece que a foto é uma montagem, como muitos leitores já perceberam. Não há nenhuma menção nos jornais franceses a respeito desse “show” de luzes!
Noite Branca
Todo ano acontece a Nuit Blanque à Paris, uma festa eletrônica que reúne uma porção de gente ali, próximo à Pont des Invalides, sempre no mês de novembro. Em 2016, o show de luzes intenso ajudou a deixar o local muito mais bonito:
Ao que parece, o autor da fotografia original, citado como o fotógrafo amador Pablo Leme, tirou essa linda fotografia durante uma dessas festas, acrescentando (ele mesmo ou alguém) as letras que formaram a frase “Lula Livre” com a ajuda de edição digital.
Correção feita pelo senador
As reclamações contra o senador e suas publicações com essa fotomontagem foram tantas que o próprio parlamentar (ou alguém da sua equipe) editou o texto original de sua postagem no Facebook, como podemos ver no histórico de edições dessa rede social:
Conclusão
Paris não fez nenhuma homenagem ou protesto em razão da prisão do ex-presidente Lula! Trata-se de uma montagem!