Construções
Paris iluminou a Torre Eiffel de verde e branco para o Chapecoense?
É verdade que a Torre Eiffel foi iluminada com as cores verde e branca em homenagem ao time de futebol Chapecoense morto em acidente aéreo?
Desde a comprovação do terrível acidente que vitimou mais de 70 passageiros de um voo, na Colômbia, a internet ficou inundada de notícias a respeito dos mortos – dentre eles, jogadores do clube brasileiro de futebol Chapecoense.
São tantas as notícias que fica muito difícil separar o que é verdade do que é farsa e uma delas é a que afirma que vários países ao redor do mundo se solidarizaram com a tragédia e teriam homenageado os atletas brasileiros morto iluminando seus principais monumentos com as cores da do time Chapecoense. Até a cidade de Paris teria mandado iluminar a Torre Eiffel no dia 29 de novembro de 2016 com luzes verdes e brancas em respeito às vítimas!
Vários sites e blogs publicaram a foto abaixo, mas será que essa história é real?
Verdade ou farsa?
Alguns monumentos foram iluminados com as cores da bandeira do Chapecoense, como o Cristo Redentor e outros, mas a Torre Eiffel, não!
As imagens que provam que uma das torres mais famosas do mundo não estava verde e branca no dia 29 de novembro de 2016 podem ser vistas no site da agência de notícias Reuters:
Quanto à foto da Torre Eiffel verde e branca, ela não foi tirada no dia 29 de novembro, mas em julho de 2016, durante o Campeonato Europeu de Futebol, em homenagem ao País de Gales, que havia vencido a Bélgica naquela noite. As cores vermelha, verde e preta fazem parte da bandeira do País de Gales!
Podemos ver na imagem original abaixo que ela foi adulterada:
Boato recorrente
Essa não foi a primeira vez que essa desinformação circula pela web! Já mostramos aqui no E-farsas que, em novembro de 2015, vários sites publicaram uma notícia afirmando que a França teria mandado iluminar a Torre Eiffel de verde e amarelo em solidariedade às vítimas da inundação ocorrida na cidade de Mariana (MG). Na ocasião, provamos que essa história também era falsa!
Conclusão
Alguns monumentos foram iluminados com as cores do Chapecoense, mas a Torre Eiffel, não! A foto que circulou no final de novembro de 2016 é de julho do mesmo ano e nada tem a ver com o Brasil!