Paris lançou almanaque de férias para crianças comparando o Bolsonaro com um nazista?
É verdade que estão sendo vendidos almanaques de férias para crianças em Paris com passatempos comparando o presidente do Brasil com um nazista?
Na segunda semana de agosto de 2019, algumas páginas do Facebook começaram a espalhar uma imagem que teria sido tirada de um dos almanaques de férias para crianças francesas. Segundo o texto que acompanha a imagem, em Paris estariam sendo vendidos esses almanaques, com passatempos e cruzadinhas, e que um dos exercícios contidos nesses almanaques infantis mostra várias frases para que as crianças descubram se quais foram ditas por Jair Bolsonaro e quais foram ditas alguém do 3º Reich.
Apenas em uma das publicações, feita na página Imagens & História 2.0, o assunto já havia conseguido mais de 4,6 mil curtidas – além de centenas de comentários – mas será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
A imagem é real, mas a história é falsa!
O almanaque de onde essa foto foi tirada é destinado ao público adulto e foi criado por dois jornalistas humoristas: Charline Vanhoenacker e Guillaume Meurice.
Nessa apresentação publicada no perfil da agência Konbini de notícias, a dupla fala um pouco sobre o livro “Le cahier de vacances de Manu“.
No vídeo a seguir, os autores do livro falam sobre o lançamento (perceba que são apenas adultos falando sobre os capítulos):
Nessa outra entrevista, a dupla reafirma que não se trata de um livro pra crianças:
O livro “O almanaque de férias do Manu” (onde o “Manu” é o Emmanuel Macron, presidente da França) foi lançado em maio de 2019:
Uma das coisas bacanas dessa obra é que o lucro obtido com a venda desse almanaque humorístico vai para a ONG Secours Populaire.
https://twitter.com/Eleusis_Megara/status/1149599090319056897
Frases de Jair Bolsonaro ou de um nazista?
Sobre o exercício em questão, a resposta correta para cada uma das frases é:
“O erro da ditadura foi torturar sem matar.”
Jair Bolsonaro! Ele disse essa frase mais de uma vez:
“Eu não te violarei (sentido de estupro) porque você não merece.”
Jair Bolsonaro disse essa frase durante uma discussão com a parlamentar Maria do Rosário:
“Eu seria incapaz de amar um filho homossexual.”
Jair Bolsonaro, em uma entrevista para a revista Playboy em junho de 2011.
“Essa história de Estado Laico não existe. O Estado é cristão.”
Jair Bolsonaro, durante um comício, em 2018:
“Eles não fazem nada. Eles não servem nem para a reprodução!”
Jair Bolsonaro, ao se referir aos quilombola, em uma palestra de abril de 2017.
“Se você deseja a simpatia das massas, você deve lhes dizer as coisas mais estúpidas e mais cruas.”
Essa frase foi dita por Adolf Hitler.
“Que catástrofe quando uma mulher começa a refletir sobre os problemas da existência! Como elas podem nos levar nos nervos!”
Frase atribuída a Adolf Hitler.
Conclusão
O almanaque “Le cahier de vacances de Manu” existe e está à venda nas livrarias francesas, mas o livro não é destinado às crianças, mas aos adultos. Os autores do livro doaram os direitos da publicação para uma ONG francesa!