Crimes
Pastor evangélico foi espancado por militantes dos Direitos Humanos?
É verdade que o pastor Ademar Rodrigues de Souza foi brutalmente espancado por militantes dos Direitos Humanos por citar Jair Bolsonaro em um culto?
A notícia apareceu no final da primeira quinzena de junho de 2016 e afirma que um pastor teria sido agredido na porta de sua Igreja por militantes dos Direitos Humanos. O espancamento teria sido inciado após o pastor ter feito campanha política em seus cultos a favor da candidatura do Deputado Federal Jair Bolsonaro à Presidência da República.
O texto ainda afirma que a agressão teria sido tão grave que o pastor teve que ser levado às pressas para a UTI e seu quadro ainda estaria bastante grave. Tudo teria sido filmado pelas câmeras de vigilância da igreja e a polícia já estaria investigando o caso!
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Abaixo, a foto da vítima:
Verdade ou farsa?
A notícia, que foi bastante compartilhada nas redes sociais, mistura assuntos que chamam a atenção de muitos leitores: Direitos Humanos, Religião e o polêmico Jair Bolsonaro.
Se esses ingredientes separados já geram bastante polêmica, imagina juntos…
Os primeiros sites e blogs a publicarem esse ocorrido foram o Pensa Brasil e o site A Folha Brasil – no dia 13 de junho de 2016 – ambos bastante conhecidos aqui no E-farsas por serem criadores e disseminadores de notícias falsas!
Os criadores desse rumor não citam informações importantes como, por exemplo:
- O nome do hospital onde o pastor estaria internado
- A delegacia e/ou o delegado que estaria investigando o caso
- O vídeo das câmeras de segurança
Além disso, não há nenhuma menção sobre essas agressões em nenhum site de notícias de renome. As únicas respostas nos sites de buscas pelo nome do pastor nos retornam apenas sites e blogs que somente copiaram o mesmo texto.
A Foto da vítima
A foto usada para ilustrar essa “notícia” é de um senhor que nada tem a ver com o fato narrado por esses sites. Na verdade, o idoso da fotografia é o norte-americano Michael Frey que foi agredido em outubro de 2015 por um jovem. O agressor, segundo a polícia, estava sob efeito de drogas e, após levar um tiro na boca – disparado pelo velhinho – atacou o idoso, e ambos foram parar no hospital! A briga aconteceu na Flórida, cerca de 7.000 quilômetros de distância do Rio de Janeiro (onde o incidente com o pastor teria ocorrido).
Conclusão
A notícia do pastor que foi espancado pelos Direitos Humanos por falar de Bolsonaro em seus cultos é falsa!