Acidentes
Piloto que salvou a família de Luciano Huck foi afastado?
É verdade que o piloto Osmar Frattini, que evitou uma tragédia de avião com a família do apresentador Luciano Huck foi suspenso e está passando por dificuldades financeiras?
A notícia apareceu no dia 26 de maio de 2015, dois dias após um acidente com o avião pilotado por Frattini ter feito um pouso forçado a 30 quilômetros de Campo Grande (MS). De acordo com a manchete, o experiente piloto teria passado de herói a desempregado, pois havia sido suspenso de suas atividades e estaria até passando por dificuldades financeiras!
Na aeronave estavam a bordo os apresentadores de TV Luciano Huck e Angélica juntamente com os três filhos, além de duas babás, Osmar e o copiloto – o que fez com que a notícia da suspensão do piloto se tornasse ainda mais espalhada pela web.
Em pouco tempo, postagens indignadas com o fato pipocaram nas redes sociais, do tipo: “Nossa! Que absurdo! O piloto foi um herói e estão punindo ele dessa forma!” e outras assim: “Isso tem o dedo do Luciano Huck! O cara salva a vida dele e ainda fica desempregado!”…
Mas será que o piloto foi mesmo afastado do seu emprego? Será que isso é verdadeiro ou falso?
Verdadeiro ou falso?
A notícia, que foi publicada em diversos sites e blogs, parece ter surgido de uma publicação feita no site Diário Digital, de Campo Grande. No dia 26 de maio, a reportagem afirma ter ouvido a esposa do piloto Osmar Frattini, que estava preocupada com a suspensão do marido e que achava que sem o salário do chefe da família, os Fratiini iriam passar por sérios apuros financeiros.
Acontece que, diferente do que muitos sites estão noticiando, essa suspensão não foi uma punição por parte da empresa de aviação e não tem nada a ver com o apresentador global.
Como a própria matéria do Diário Digital explica, a suspensão é uma norma da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que exige que após qualquer incidente ou acidente aéreo, a tripulação tenha que fazer um exame preventivo inicial, e a carteira só é liberada após resultados positivos. o Diário explica também que enquanto os exames não forem aprovados, a carteira continuará suspensa.
Isso é um procedimento normal e padrão no mundo inteiro!
Apenas 3 horas após a publicação da notícia, o próprio Diário Digital divulgou uma atualização dos fatos, explicando que a empresa de táxi aéreo para qual Osmar Frattini trabalha irá cobrir todas as despesas do piloto, já que ele trabalha com comissão por hora/voo.
Conclusão
O piloto do avião que levava a família do apresentador Luciano Huck teve a sua carteira suspensa pela ANAC até que ele passe por um exame preventivo. Esse procedimento é uma norma da agência e os custos serão cobertos pela empresa de táxi aéreo para quem o piloto trabalha.