Saúde
Pílulas que transformam o pum em cheiro de rosas e de chocolate?
Será verdade que uma empresa está vendendo pílulas que prometem transformar o odor da flatulência em aromas agradáveis como rosas, violeta ou chocolate?
A notícia apareceu em diversos sites brasileiros na segunda quinzena de abril de 2017 e rapidamente se espalhou em diversos sites e blogs! De acordo com o texto, uma empresa chamada Pilulepet estaria comercializando um suplemento alimentar em forma de pílulas que transformaria o cheiro do pum em perfume de rosas e/ou de chocolate!
As pílulas acabariam, em tese, com aquele desconforto de soltar aquele pum fedido em um ambiente fechado e notar que todo mundo está disfarçando pra não demonstrar que está sentindo todo o fedor…
Será que a notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
A história é real, mas a eficácia do produto é questionável!
As pílulas foram lançadas por uma empresa francesa chamada Pilulepet e custam 19 euros (cerca de 60 reais) o frasco. O inventor das pílulas do peido cheiroso é um simpático inventor francês chamado Christian Poincheval e ele acredita que seu produto realmente pode funcionar, mas não como as pessoas esperam.
Em entrevista ao site The Verge, Poincheval reconhece que o efeito das pílulas depende da dosagem e das dietas individuais, e disse que [o produto] têm um propósito maior e mais voltado para a vida em sociedade.
“No mínimo, a pilulapet provoca discussões”, disse Poincheval.
Ideia não tão inovadora
Outras empresas também prometem perfumar o peido, como a Devrom, mas com a eficácia igualmente questionável, visto que a flora intestinal é bastante complexa e o cheiro da flatulência também depende muito da dieta do indivíduo.
Testes não-científicos
Como o inventor da pílula do pum não apresenta resultados científicos que comprovem a eficácia do seu invento, muitas pessoas tentaram por conta própria testar se o cheiro de seus puns mudaram após o uso da pilulapet. Dennis Lee, do site The Pizzle, encomendou um frasco do produto pela web e passou alguns dias consumindo as pílulas. De acordo com Lee, os ingredientes do produto (carvão vegetal, gelatina, lithotame, própolis, mirto e aroma violeta) não mudaram em nada o cheiro de seus punzinhos.
Alguns YouTubers norte-americanos também testaram o produto e não ficaram satisfeitos, como o caso dessa mocinha que não conseguiu concluir sua “pesquisa científica” pois não conseguiu soltar nenhum flato desde que começou a tomar a pilulapet:
Conclusão
Um simpático inventor francês comercializa pílulas que prometem aromatizar o flato, mas não há comprovações de que elas realmente funcionam! Se alguém quiser testar e mandar os resultados para nós, ficaremos felizes!