Podcast Caçadores de Fake News – Episódio 4!
No quarto episódio do podcast, o Esquadrão Curioso conversa com o jornalista Rodrigo Ratier e com a americana Esther Wojcicki sobre como desenvolver o espírito crítico dentro das escolas e formar o cidadão digital completo!
Continuando a série dessa aventura, a turminha do Esquadrão Curioso corre atrás de especialistas que possam contribuir para o trabalho escolar solicitado pelo professor Franco, que pediu que os alunos tentassem explicar como criar o espírito crítico dentro de cada um.
Para cumprir mais essa missão, os Caçadores de Fake News entrevistam o jornalista Rodrigo Ratier e a americana Esther Wojcicki, uma das maiores autoridades americanas na área de educação midiática. Ela é autora do livro Moonshots na Educação, já publicado no Brasil.
Tempo de duração: 20 minutos
Para ouvir o quarto episódio do Caçadores de Fake News, basta clicar no player abaixo ou escolha aqui um dos serviços de streaming disponíveis:
Ouça os episódios anteriores
- Episódio 1 – Como nascem as notícias falsas?
- Episódio 2 – Surgem os caçadores de fake news
- Episódio 3 – Como as fake news elegem políticos, matam pessoas e enriquecem farsantes?
Sobre o projeto de Marcelo Duarte em parceria com o E-farsas
O livro “Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News”, lançado em 2018 pelo jornalista e escritor Marcelo Duarte, ganhou agora uma versão no formato de podcast. A minissérie em áudio chamada “Caçadores de Fake News” estreou no dia 04 de fevereiro de 2021 nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcast, entre outros) e mistura ficção com realidade para contar a história envolvente e divertida onde quatro personagens – Isa, Pudim, Leo e Débora – entrevistam 11 jornalistas, educadores e formadores de opinião de Brasil, Estados Unidos e outros países, para entender o que são as fake news, como elas surgem e como se espalham tão depressa, os perigos que causam e como combatê-las.
Com a consultoria de Gilmar Lopes, fundador e checador de fatos do E-farsas, a série terá cinco episódios de 20 minutos cada com muito entretenimento e informação, que poderão ser trabalhados nas escolas, com alunos do Ensino Fundamental e Médio.
A série teve apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio de seu Edital Anual de Projetos, que financia programas que fortaleçam as relações entre Brasil e Estados Unidos que destaquem valores compartilhados entre os dois países e promovam a cooperação bilateral.
As vozes dos personagens foram criadas por atores profissionais famosos em musicais, programas de TV e dublagem no cinema. O elenco conta com:
- Mariana Elisabetsky (“Mudança de Hábito”, “O Mágico de Oz” e “Grease”), interpretando Isa;
- Arthur Berges (“Um Violonista no Telhado”, “Rent” e “Chaplin – O musical”), que dá voz ao Pudim;
- Luciana Ramanzini (“Natureza Morta” e “Bento Batuca”), no papel de Débora;
- e Hugo Picchi (“Cocoricó” e “Irmão do Jorel”), que faz Leo e do narrador.
Ficha técnica
- Roteiro: Marcelo Duarte
- Produção: Larissa Alves
- Consultoria: Gilmar Lopes
- Vinhetas, montagem e sonorização: Hugo Alexander
- Direção: Maísa Zakzuk
Gravado em dezembro de 2020 no Estúdio Compasso Coolab, em São Paulo.
Conheça o site oficial Caçadores de Fake News, que foi desenvolvido pela R2D2, com ilustrações de Caco Bressane e textos de Júlia Bezerra.