Falso
Presidente da Nigéria dá iPhones de ouro no casamento da filha!
Será verdade que o presidente da Nigéria presenteou os convidados do casamento da filha com 53 smartphones iPhone banhados a ouro 24 quilates?
Notícia afirma que Goodluck Jonathan, presidente nigeriano, teria presenteado a todos os convidados do casamento da sua filha Faith Sakwe com Godswill Osim Edward, no dia 12 de abril de 2014, com verdadeiras jóias. A “lembrancinha” para cada um dos presentes da festa, de acordo com a notícia, seria um iPhone personalizado com o nome dos noivos e todo banhado a ouro!
53 presentes com um valor altíssimo!
A manchete também diz que essa não seria a primeira vez que Sakwe presenteia seus amigos com smartphones dourados. Um ano antes, segundo a matéria publicada em diversos sites de notícias, o político havia encomendado outros 53 aparelhos banhados a ouro para comemorar o aniversário de independência da Nigéria.
A foto abaixo mostra os smartphones da Apple prontos para serem distribuídos, com os nomes dos noivos gravados no verso!
Mas será que essa história é real?
Verdadeiro ou falso?
A notícia apareceu na web na primeira quinzena de abril de 2014 e fala da ostentação do presidente da Nigéria ao presentear os convidados do casamento de sua filha com nada mais do que 53 iPhones banhados a ouro. Grandes portais de notícias publicaram a história, mas não checaram as fontes e averiguar se o que foi publicado é real.
No Facebook, fotos mostram a indignação que a história causou. Afinal de contas, o Brasil havia perdoado uma dívida de mais de 84 milhões de dólares daquele país e agora o Governo de lá esbanja dinheiro?
No entanto, basta uma busca por mais informações sobre o assunto para descobrir que toda essa história surgiu no dia 13 de março de 2014 em um site que faz oposição ao governo de Goodluck Jonathan chamado Sahara Reporters.
Poucas horas após a publicação, os editores do site fizeram uma publicação na Fanpage oficial do jornal no Facebook, admitindo terem percebido que a fotografia usada para ilustrar a matéria (aquela que mostrava alguns iPhones dourados com os nomes dos noivos) foi adulterada digitalmente, ou “Photoshoppada”, conforme publicado na página da Sahara Reporters. O jornal aproveita e pede desculpas pelo descuido.
Algumas agências de notícias haviam afirmado que um designer de jóias famoso chamado Malivelihood teria sido contratado especialmente para confeccionar o revestimento dos iPhones com o metal precioso e customiza-los com o nome do casal. No entanto, em entrevista ao jornalista americano Fejiro Oliver, o ourives Michael A. “Malivehood” desmentiu a história e disse que apenas um smartphone dourado foi dado de presente aos noivos por ele.
Quanto ao boato afirmando que presidente nigeriano já ter distribuído outros 53 iPhones dourados na ocasião do aniversário de independência do país, isso parece ter surgido em uma matéria publicada no dia 10 de setembro de 2013 pelo jornal de língua inglesa The Independent. No artigo, o repórter Simon Usborne fala sobre um empresário inglês que estaria fazendo sucesso em Dubai com sua empresa especializada em personalizar smartphones e tablets com a inserção de luxuosas capas de ouro, a Gold & CO.
A matéria diz que a empresa já possui muitos clientes pelo mundo e, inclusive, que o Governo nigeriano teria encomendado 53 iPhones de ouro da empresa, mas essa informação foi desmentida pelo próprio jornal em uma atualização do mesmo artigo. De acordo com a atualização da matéria, a Gold & CO nega ter vendido iPhones para o Governo da Nigéria.
Conclusão
A história é falsa. O presidente nigeriano não deu iPhones dourados de presente aos convidados do casamento de sua filha.