Presidiários foram flagrados comemorando a decisão do STF que soltou Lula?
Será verdade que um grupo de presos foi filmado comemorando a liberdade do ex-presidente Lula, aos gritos de “olê olê olá, Lula”?
O vídeo se espalhou nas redes sociais no dia 08 de novembro de 2019, poucas horas após o anúncio da soltura do ex-presidente Lula. No vídeo, que também foi bastante compartilhado através de grupos do WhatsApp, podemos ver um grupo de presidiários gritando “olê, olê olá, Lula, Lula” em comemoração à soltura do ex-presidente.
Em apenas uma das publicações feitas no Facebook, o vídeo já havia sido visto mais de 45 mil vezes em menos de 24 horas. Da mesma forma no Twitter, publicações semelhantes alcançaram milhares de visualizações, mas será que isso é verdade mesmo?
OLHA SÓ, AS PESSOAS FELIZES POR LULA SER SOLTO… RSRS
Posted by Memes católicos on Friday, November 8, 2019
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas é antigo e o seu áudio foi substituído!
No final de julho de 2016, detentos dos presídios do Rio Grande do Norte começaram a compartilhar vídeos através das redes sociais com manifestações em comemoração aos ataques feitos por criminosos no estado.
No começo de agosto de 2016, a Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte havia divulgado o registro de 65 ataques ou atentados no estado no mês e que cerca de 60 suspeitos de envolvimento com os crimes já haviam sido presos
Voltando ao vídeo, ele foi filmado em uma das cadeias potiguares e, no original, podemos ouvir os presos gritando “Uh, É a massa!” e enaltecendo o crime organizado:
A mesma montagem foi espalhada também no dia 08 de novembro de 2019, mas sem atribuição a nome do ex-presidente Lula:
Conclusão
O vídeo espalhado como sendo de novembro de 2019 de presos comemorando a soltura do ex-presidente Lula é uma montagem feita em cima de um vídeo de 2016!