Propaganda antiga dos cigarros Winston falava sobre benefícios para as grávidas?
Será verdadeira ou falsa a propaganda antiga dos cigarros Winston falando sobre os benefícios de se fumar durante a gravidez?
A imagem ganhou força nos compartilhamentos através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de agosto de 2018 e mostra um curioso cartaz antigo que seria de uma marca de cigarros. Na peça publicitária, a marca ressalta que o fumo auxilia na gravidez, propiciando um parto fácil, com um bebê magro e elegante!
Será que essa propaganda é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
Assista ao desmentido em vídeo no nosso canal do Tiktok:
@efarsas PROPAGANDA DE CIGARRO PRA GRÁVIDA? SERÁ VERDADE?
A primeira coisa que chama a atenção nessa história (além do absurdo de se oferecer cigarros para gestantes) é que a propaganda está em português. Mesmo sabendo-se que a marca de cigarros Winston foi criada em 1954 nos estados Unidos, ela só começou a ser comercializada no Brasil em 2014. Caso a propaganda fosse real, não estaria em português!
Uma busca reversa (veja como identificar foto montagens aqui no E-farsas) pela imagem e descobrimos que ela já circula pela web, em inglês, desde 2013 e que ela surgiu em um site que promovia concursos de fotomontagens.
Em outubro de 2013, o site Worth1000 (que posteriormente virou o Design Crowd) promoveu a sexta edição do concurso com o tema “Bad Ads“ (algo como “propagandas ruins”, em inglês) e a montagem do usuário Kitryne ganhou o primeiro lugar.
A imagem da moça grávida segurando um cigarro e um drink foi tirada de publicações sobre fantasias de halloween, como você pode comparar abaixo:
Propagandas inadequadas
Apesar da imagem ser falsa, as marcas de cigarros vendiam – no passado – a ideia de que fumar faz bem, que quem fuma é livre etc… Algumas vezes, as propagandas extrapolavam o bom senso, como ocorreu com a própria Winston que contratou os personagens do desenho animado Os Flintstones como garotos-propaganda do produto.
Nos anos 1960, Fred Flintston e Barney Rubble apareciam fumando o cigarro da marca (que era patrocinadora da atração) ao final dos episódios do desenho (que inicialmente havia sido concebido para o público adulto):
Algum tempo depois, os produtores do desenho perceberam que Os Flintstones estava fazendo multo sucesso entre as crianças e resolveram trocar as cenas do cigarro por outras com os personagens segurando balinhas coloridas. O principal patrocinador passou a ser a fabricante de sucos de uva Welsh’s, e os enredos dos episódios partiram para um rumo voltado mais para a família.
Conclusão
A imagem de uma propaganda antiga falando sobre os benefícios do cigarro Winston para as grávidas é falsa!