Cinema / TV
Psicólogo de Harvard disse que Peppa Pig causa danos ao cérebro?
Será verdade que estudos feitos em uma prestigiada instituição norte-americana concluíram que assistir ao desenho Peppa Pig causa danos psicológicos?
O alerta apareceu nas redes sociais aqui no Brasil no final de agosto de 2016 e mostra o resultado de um estudo que teria sido realizado pela Universidade de Harvard, provando que as crianças que assistem ao desenho Peppa Pig podem vir a sofrer de problemas de ajuste social, além de terem grandes chances de desenvolver de complexos psicológicos graves.
Um dos psicólogos que conduzem o estudo, Marc Wildemberg, teria afirmado que as crianças que assistem ao programa por mais de 80 minutos por dia aumentam as chances de distúrbios quando socializam em desenvolvimento, de modo que as crianças não desenvolvem a capacidade de entender as outras pessoas e nem de ser tolerante com outros pensamentos.
Por esses e outros motivos, o desenho teria parado de ser exibido imediatamente no mundo todo!
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdadeiro ou falso?
Em primeiro lugar, não há nenhum estudo a respeito do impacto que o desenho infantil Peppa Pig causa nas crianças no site da Universidade Harvard. Igualmente, não há nenhum psicólogo chamado Marc Wildemberg no quadro de professores e de pesquisadores da prestigiada universidade, como podemos verificar também no site da Harvard University!
Apenas por essas simples buscas já podemos atestar que se trata de uma notícia falsa…
Como já mostramos aqui no E-farsas diversas vezes, algumas das características de um boato digital são:
- Usar o nome de alguma instituição de renome para conquistar mais credibilidade;
- Criar o nome de um pesquisador para que ninguém duvide do assunto;
- Trata de um assunto que atraia o maior número de leitores;
- Mistura dados técnicos com invencionices;
- Possui um tom alarmista e é contraditório;
Origens
Aparentemente, esse rumor começou a ser espalhado a partir de uma publicação feita em abril de 2016 em um blog de língua espanhola chamado Fuerza Informatica (que já publicou diversas outras notícias falsas sem citar nenhuma fonte sequer).
No artigo original, o Fuerza Informática ainda dizia que o desenho animado Peppa Pig estaria causando autismo nas crianças. Obviamente, se tratava de mais uma informação falsa, visto que o autismo não é algo que “se adquire”, mas algo que já nasce com a criança.
Em pouco tempo, o alerta falso ganhou uma nova versão através do blog Merette Show (sem o trecho do autismo) e esse novo boato acabou vindo parar aqui no Brasil!
Outro trecho errado nessa e-farsa é o que afirma que a exibição de Peppa Pig foi proibida no mundo todo. A verdade é que o desenho continua passando em vários países, como aqui no Brasil (Discovery Kids e TV Cultura), na Inglaterra (Channel 5) e em Portugal (Canal Panda).
Conclusão
Não há nenhum estudo comprovando que o desenho Peppa Pig causa danos às crianças!