Connect with us

E-farsas

Quadrilha foi presa com 300 crianças chinesas congeladas! Será verdade?

Crimes

Quadrilha foi presa com 300 crianças chinesas congeladas! Será verdade?

Quadrilha foi presa com 300 crianças chinesas congeladas! Será verdade?

Segundo texto compartilhado através de grupos do WhatsApp, a organização criminosa vendia órgãos para transplante! Será que isso é verdade? Descubra aqui no E-farsas.

Uma denúncia de tráfico de órgãos, acompanhada de um vídeo de uma criança coberta por cubos de gelo, começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de outubro de 2019.

De acordo com o texto, uma organização havia sido detida na China com 300 crianças congeladas em seu poder! Os corpos, segundo a denúncia, faziam parte de um mercado milionário de tráfico de órgãos, cujo negócio seria a compra de crianças de camponeses pobres para a retirada de seus órgãos e para serem vendidos para transplantes, mas será que isso é verdade ou mentira?    

Texto de uma das versões compartilhadas através do WhatsApp: “Absolutamente chocante! Detiveram uma organização na China que tinha 300 crianças congeladas em seu poder. Seu negócio era a venda de órgãos para  transplantes. Essa descoberta é a ponta do Iceberg de uma rede infra-humana de projeções imprevisíveis. Sem dúvida, a cumplicidade das autoridades e do pessoal médico como peças-chave desta organização deve se tornar o centro de pesquisa. A autocensura das informações prejudicará a nitidez e a ação de resultados contundentes e transparentes. Os monstros devem ser cuidadosamente investigados e evitar que sejam executados e virar a página. Que Deus proteja as crianças inocentes na CHINA.  Em sua totalidade, pertencem a famílias e camponeses pobres que vivem quase como escravos, porque o comunismo naquele país se aplica aos estratos mais baixos da sociedade, os ricos vivem seu mega capitalismo.

Verdade ou mentira?

Analisando a denúncia, logo de cara nos deparamos com algumas das características de um boato digital:

  • Carece de fontes;
  • Trata de um assunto que mexe com a emoção do leitor;
  • Não é datada;

Onde o caso aconteceu? Quando a quadrilha foi presa?

Essas e outras perguntas ficam no ar…

Origem do vídeo

Apesar do texto afirmar que a quadrilha havia sido detida com cerca de 300 crianças congeladas, o vídeo (que não vamos mostrar aqui) mostra “apenas” uma criança envolvida no gelo. O vídeo é real, mas nada tem a ver com quadrilha de roubo de órgãos!

A filmagem da criança coberta de gelo foi feita em 2017, na província de Guangdong (China). Na verdade, o menino havia se afogado acidentalmente e a família, preocupada com o calor que fazia na região, embalou o corpo da criança no gelo para transportá-lo de volta para casa para a preparação do enterro. 

Na ocasião, o Departamento de Segurança Pública da cidade de Yiyang explicou que:

“A criança no vídeo morreu nas águas de parentes em Guangzhou. Devido ao calor do verão, a família colocou o corpo em uma caixa de espuma com cubos de gelo e os levou para casa para enterrá-los. ”   

Mais detalhes sobre essa fatalidade pode ser lida nesse site chinês de notícias.

Em outra versão, que circulou em janeiro de 2018 na China, podemos ver alguns homens agarrando uma criança e a colocando dentro do gelo. Na época, foi descoberto que o vídeo era, na verdade, a colagem de 3 vídeos distintos.

Conclusão

A denúncia de que uma quadrilha havia sido presa com 300 crianças congeladas na China e que tudo fazia parte de um esquema de venda de órgãos humanos para transplante é falsa!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Crimes

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top