Qual é a origem do pôster “I Want to Believe” de Arquivo X?
Para você que sempre quis saber qual é a história por trás do famoso pôster de um disco voador com a frase “I Want to Believe” do seriado, aí vai a resposta!
Em 1993, fomos apresentados a uma das séries mais legais de ficção científica da TV: Arquivo X. E a imagem (ou uma das) que acabou virando um símbolo do seriado é um pôster que mostra um UFO sobrevoando algumas árvores e, abaixo, o slogan “I Want to Believe” (“eu quero acreditar”, em inglês) definia bem o personagem Fox Mulder (interpretado por David Duchovny) – um agente especial do FBI. O pôster aparece logo no episódio piloto da série e pode ser visto em um cartaz pendurado na parede do escritório do FBI.
Para dar um ar mais misterioso às histórias de óvnis relatadas no seriado, a produção de Arquivo X não deu detalhes sobre a origem da foto usada no cartaz, o que gerou uma série de teorias e buscas da “verdade” por parte dos fãs e “ufólogos” que acreditavam que aquilo poderia ser um flagrante real de um avistamento de discos voadores!
Será que essa imagem é real? Qual a origem dessa foto icônica?
Verdade ou mentira?
Para aqueles que “querem acreditar”, aí vai um balde de água fria: a nave alienígena da foto foi apresentada ao mundo por Billy Meier, um suíço “especializado” em forjar avistamentos de óvnis e que diz estar constantemente em contato com seres de Plêiades que, segundo ele, vem sempre nos visitar.
A fotografia original é de 1975, foi tirada em Schmidrüti (Suíça) e vale lembrar que, apesar das fotos feitas por Meier já terem sido desmascaradas há muito tempo e diversas vezes (sim, os óvnis de Billy Meier eram falsos), muita gente até hoje ainda “quer acreditar” que esse suíço consegue mesmo se comunicar com ETs!
Em 1977, a ex-esposa de Meier foi a público para revelar o que todo mundo que tem bom senso já sabia: seu ex é um impostor! As famosas naves de Meier eram feitas com tampas de latões de lixo, lampadas e outros objetos simples…
E, em 1998, o próprio Billy Meier admitiu que “nem sempre” apresentou provas reais ao público, dando algumas “derrapadas” como da vez em que ele apresentou uma foto com duas mulheres (que seriam aliens vindas do Universo Dal), mas que tudo não passou de um pequeno “mal-entendido”, pois elas eram, na verdade, artistas que se apresentavam em um programa de TV! 🙂
Fim incerto do pôster
Embora o pôster “Eu quero acreditar” do episódio piloto foi substituído em outros episódios, a lenda sobre o assunto e o estilo meio conspiratório continuaram entre os fãs da série.
Não se sabe ao certo o que ocorreu com o cartaz original de “I Want To Believe”, mas o provável é que ele tenha ido para o lixo. Pelo menos foi isso o que o deu a entender a produção da série, quando doou um dos cartazes usados em X-Files ao Museu Smithsonian de História. Na ocasião, o criador da série disse ao museu que o material usado em Arquivo X havia se perdido e/ou foram roubados.
O site IMDB – uma das maiores referências sobre cinema do mundo – afirma que todos os adereços usados no set de filmagem do escritório do agente Fox Mulder estão preservados no Museu de Entretenimento de Hollywood, mas confirma que o pôster foi substituído diversas vezes, tornando desconhecido o destino do original!
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem que fizemos em vídeo:
@efarsas A origem da foto icônica do I Want to Believe de Arquivo X! #curiosidades #ufo #discovoador #xfiles #ovni #serie
Interesse no assunto
Como mostrado pelo excelente site Know Your Meme, consultas no Google para a frase “I Want to Believe” tiveram o seu pico em 2008, quando estreou nos cinemas um longa-metragem da série. No entanto, como podemos ver abaixo, o termo voltou a ganhar evidência novamente em 2015, justamente devido à re-estreia do seriado:
Conclusão
O cartaz com os dizeres “I Want to Believe”, de Arquivo X, usa parte de uma das fotografias do suíço Billy Meier, famoso por criar falsos flagrantes de avistamentos de discos voadores! E você, quer acreditar? Eu quero!