Crimes
Rapaz morto pela PM no Rio é o mesmo do fuzil?
Será verdade que o adolescente morto a tiros pela Polícia Militar do Rio de Janeiro é o mesmo bandido que apareceu na garupa de uma moto segurando um fuzil?
A imagem começou a se espalhar através do Facebook e do WhatsApp na primeira semana de outubro de 2015 e mostra o menor Eduardo Felipe Santos Victor empunhando um fuzil, na garupa de uma motocicleta.
O rapaz, que foi morto no dia 29 de setembro de 2015 por policiais militares no Rio de Janeiro – que tentaram alterar a cena do crime – , parece ter sido flagrado dias antes na garupa de uma moto, empunhando um fuzil e trocando tiros com a polícia!
A fotografia, acompanhada de um texto que dá a entender que o rapaz teve o que mereceu, fez um enorme barulho nas redes sociais, sendo compartilhadas centenas de milhares de vezes. A mensagem dizia:
“Esse na garupa é o ADOLESCENTE que a PMRJ forjou a troca de tiro, esse é o INOCENTE QUE A SOCIEDADE ESTÁ DEFENDENDO. A SOCIEDADE TEM A POLÍCIA QUE MERECE!”
Será que o adolescente que morreu é o mesmo que aparece na foto trocando tiros de fuzil com a polícia?
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
A notícia foi analisada pelos sempre alertas membros do nosso grupo no Facebook e o nosso leitor e amigo Thiago Lucas fez o excelente trabalho de separar as coisas.
Abaixo, fotos comparando as duas pessoas:
O bandido que aparece na foto segurando um fuzil é um traficante cuja foto foi tirada de uma reportagem da chamada “Esquina do Medo”, feita em 2010 (lembrando que, em 2010, Eduardo tinha apenas 12 anos).
Podemos ver na reportagem abaixo, o momento em que esse frame foi tirado (os 23 segundos):
Foto recorrente
A mesma foto foi utilizada em 2012 pelo jornal Extra, em uma reportagem sobre a ocupação das forças de segurança da polícia do Rio de Janeiro nas principais favelas cariocas.
Conclusão
Eduardo Felipe dos Santos Victor tinha 17 anos era envolvido com o tráfico de drogas, mas o rapaz que aparece na garupa de uma moto segurando um fuzil é outra pessoa.