Falso
Rapaz sorteia $ 1 milhão para quem compartilhar seu bilhete premiado!
Um usuário do Facebook fez uma promoção para sortear 1 milhão de dólares entre os usuários que compartilharem a foto do seu bilhete premiado. Mas será que isso é real?
No dia 29 de novembro de 2012, um usuário do Facebook chamado Nolan Daniels postou em seu perfil uma foto sua segurando um bilhete da loteria norte americana Power Ball. Os números impressos no bilhete eram exatamente os mesmos que haviam sido sorteados um dia antes, premiando dois sortudos nos Estados Unidos.
Nolan afirmou em seu post que nunca mais precisaria trabalhar, pois teria ganhado metade dos 588 milhões e, por isso, iria sortear US$ 1 milhão entre aqueles que compartilhassem sua foto.
A campanha fez sucesso! Foram mais de 2 milhões de compartilhamentos na rede social!
Será que essa historia é verdadeira ou falsa?
É falsa! Daniels não foi o ganhador da Power Ball! A promoção e o bilhete são falsos!
Pra começar, quando o bilhete é impresso, os números sempre saem em ordem do menor para o maior. Na fotografia de Nolan a numeração aparece fora de ordem.
Na verdade, os ganhadores dessa extração da loteria foi esse casal, de Misouri.
A brincadeira de Daniels Nolan
Nolan, que é engenheiro de software e mora no Arizona (EUA), disse em entrevista ao Savannah Morning News que nunca imaginou que sua piadinha faria tanto sucesso no Facebook. Segundo ele, a ideia de criar a brincadeira surgiu de outro post semelhante que ele havia visto na rede social: Um sujeito segurando um bilhete premiado falso.
O engenheiro (que diz ter bastante intimidade com ferramentas de edição de imagens) contou ainda que fez a montagem de forma bem tosca, de maneira que fosse fácil de se detectar a fraude. Só que ele não contava que muita gente iria acreditar e que a história iria tão longe.
Usando a fama para uma boa causa
Quando chegou próximo de alcançar 1 milhão de compartilhadas, apesar de ter o milhão de dólares para doar, Daniels disse que sentiu que era hora de usar sua fama breve “para ajudar alguém.”
Então, depois de passar dois dias separando as mensagens que recebeu, o rapaz conheceu uma moça chamada Brooke Reeves-Charlton que, junto com a filha, sofre de uma doença cerebral rara chamada Malformação de Chiari, que é genética e provoca fortes dores de cabeça, cansaço, coordenação prejudicada e paralisia.
Daniels, então, criou uma conta no Gofundme (um tipo de “Vakinha” de lá) para arrecadar dinheiro e ajudar no tratamento da garota e da filha.
Conclusão
A história é falsa! Até onde sabemos, nenhum ganhador milionário da loteria está sorteando dólares através de Facebook. Portanto, desconfie sempre!