Crimes
Rapaz vende um rim para pagar seu casamento e morre um mês depois! Será verdade?
Será verdadeira ou falsa a notícia de um jovem que teria vendido um de seus rins para pagar o seu casamento de luxo, mas acabou morrendo um mês depois?
A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda quinzena de março de 2018, se espalhando através de publicações nas redes sociais. De acordo com o texto, um jovem ucraniano de 20 anos de idade teria conseguido 15 mil dólares ao vender – escondido da família – um de seus rins!
Um mês após o seu casamento, o jovem teria adoecido e acabou morrendo…
O texto ainda completa que a família do rapaz só descobriu a causa de sua morte depois da autópsia. O jovem teria morrido devido a complicações que surgiram após a remoção de um rim.
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
No dia 20 de março de 2018, o site News365 publicou a triste história de um jovem ucraniano sem nome que teria morrido após vender um de seus rins. É interessante notar que além da falta de nomes, o fato não é datado e não há nenhuma fonte que comprove o ocorrido.
A verdade é que essa “notícia” é uma tradução de publicações feitas em inglês de notícias publicadas em ucraniano.
No dia 12 de março de 2018, o site ucraniano Znaj.ua (dentre vários outros) publicou a notícia de um jovem de 20 anos que teria morrido na Ucrânia um mês após vender seu rim para custear o seu casamento. Igualmente, não há muitos dados que possam provar que essa história seja real, a não ser o link de outro site – o Korupciya – como fonte.
O Korupciya, por sua vez, não cita nenhuma fonte, além de mostrar apenas uma foto de alianças.
Após esse copia-e-cola daqui e dali fica difícil de se descobrir a origem dessa notícia e tampouco se averiguar a veracidade das parcas informações.
Baseados em fatos reais
Apesar dessa “notícia” não ter nenhuma comprovação de ser real, há vários casos semelhantes a esses que já foram devidamente documentados pela imprensa mundial. Em janeiro de 2006, por exemplo, o egípcio Ahmed Abdala morreu logo após sair de uma cirurgia para a remoção de um de seus rins. O jovem estava desempregado e conseguiu 1,5 mil dólares pelo seu órgão e usou a grana para mobiliar seu apartamento, o que era exigido pelos pais da noiva.
Em 2011, pesquisamos e confirmamos a notícia de um chinês que vendeu um de seus rins para comprar um iPad. Meses depois, o rapaz passou a sofrer de insuficiência renal…
A foto usada na notícia
Aqui no Brasil, essa história vem acompanhada da foto de uma enorme cicatriz do que parece ser uma cirurgia recente. Na verdade, essa foto é de 2004, de um brasileiro que viajou para a África do Sul para vender um de seus rins para quitar algumas dívidas. Na época, apurou-se que um rim saudável era comprado cerca de 3 mil dólares e, depois, revendidos por mais de 120 mil no mercado negro:
Alguns sites publicaram essa história do ucraniano com outra foto que, apesar de algumas similaridades, não tem nada a ver com a notícia espalhada em 2018. Na verdade, essa foto é de outro egípcio, que vendeu seu rim para se casar em 2010. Gamal, único nome divulgado na ocasião, não morreu e continuou casado (de acordo com as notícias da época) apesar de perder o emprego e a família – que o abandonou após saber da loucura feita por ele.
Conclusão
Não há provas de que um ucraniano tenha vendido um rim para custear a festa de seu casamento e que tenha morrido um mês após a cirurgia. Provavelmente os criadores dessa história tenham se inspirado em casos reais ocorridos no passado.