E-farsas
Reportagem com o E-farsas na Revista Show da Fé
Estamos na mídia de novo! Nossas pesquisas sobre boatos eletrônicos envolvendo religião viraram matéria da revista Show da Fé em janeiro de 2012!
Apesar do tema “Religião” não ser o foco do E-farsas.com, ficamos muito felizes em avisar a todos que em janeiro de 2012, a edição de numero 150 – ano 13 – da revista Show da Fé publicou uma matéria interessante sobre os boatos eletrônicos e o criador do E-farsas.com, Gilmar Lopes, pode dar a sua contribuição – através de sua longa experiência de pesquisas no E-farsas – sobre histórias falsas da web envolvendo religião.
Em cinco páginas, a repórter Patrícia Scott explicou que não se pode confiar em tudo o que se lê na internet e citou vários casos pesquisados pelo E-farsas. Dentre elas:
- A falsa notícia de uma família que teria sobrevivido depois de ter sido enterrada no Egito por estar lendo a Bíblia
- A história dos esqueletos gigantes que teriam sido encontrados em na Grécia
- Do bebê que teria nascido com as mãos coladas anunciando a volta de Cristo
- Dos vários pedidos falsos de ajuda para crianças com câncer
- Sobre os cristãos que teriam sido queimados vivos na Nigéria
Perigo nas falsas informações
Patrícia Scott conta um caso de um líder de uma igreja que, por não averiguar certas informações encontradas na web, acabou transmitindo inverdades durante os cultos e seus fiéis (que confiam no que o pastor diz) acabam acreditando nas informações falsas! Um perigo!
No artigo, Gilmar Lopes contou como começou o E-farsas.com e o que o internauta deve fazer para não cair nas armadilhas da rede.
Seriedade e imparcialidade nas pesquisas
Como sempre deixamos bem claro aqui, o E-farsas.com não tem religião! E é bom lembrar também que sempre respeitamos e respeitaremos todos os milhares de religiões e credos existentes.
Cada um é livre para crer naquilo que quiser… Desde que não atrapalhe a nossa vida, é claro!
No entanto, quando o surge um boato eletrônico, a obrigação do E-farsas é a de pesquisar a história para saber se ela é real ou não. E quando o assunto envolve religião, pesquisamos da mesma maneira (sem discutir sobre a religião em si) e, igualmente, publicamos no site o resultado dessas pesquisas.
Apesar do bom humor em nossos textos, nossas postagens são sérias e sempre citam fontes confiáveis. Talvez esse seja um dos motivos pelo qual somos citados todo mês em alguma mídia. Seja ela impressa, sonora ou audiovisual!
Isso nos enche de orgulho e nos dá uma injeção de animo para continuar a tentar desvendar os boatos da web!
Muito obrigado a todos que contribuíram para a matéria e a todos os leitores e amigos do E-farsas.com.