Acidentes
Um jornalista se queimou ao colocar a mão na lava de um vulcão ao vivo?
É verdade que um repórter se feriu gravemente após colocar a mão na lava do vulcão Cumbre Vieja ao vivo?
A notícia surgiu em diversos sites e blogs na primeira semana de outubro de 2021 e afirma que um jornalista teria sofrido queimaduras intensas após colocar a mão na lava de um vulcão que havia entrado em erupção nas Ilhas Canárias semanas antes.
No texto que também foi compartilhado nas redes sociais, o profissional teria dito que essa era a primeira vez que ele tocou numa lava e que não imaginava que era tão quente…
Será que isso é verdade mesmo?
No dia 19 de setembro de 2021, o complexo vulcânico chamado Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (no arquipélago espanhol das Canárias) entrou em erupção, causando enorme transtorno e destruição ao seu redor. 3 dias após, as erupções já haviam destruído mais de 300 construções e sua lava já havia percorrido mais de 150 hectares!
As autoridades locais estão tomando várias providências para aumentar a segurança do local e para preservar a vida dos moradores da região, o que não impede que alguns aventureiros e irresponsáveis cheguem mais perto que o recomendado.
É o caso desse sujeito, que se aproximou mais do que a prudência (e as autoridades) permite e acabou tocando em uma rocha vulcânica que havia acabado de rolar em sua direção.
Quem lê as publicações espalhadas a respeito pode ficar com a impressão de que um repórter de alguma emissora de rádio o de TV (ou de qualquer outra entidade jornalística) teria ido até o vulcão, colocado a mão lá dentro e perdido o membro em meio ao calor da lava, mas não foi isso que aconteceu…
Vendo as imagens, podemos perceber duas coisas:
- o homem não é um jornalista e não está a serviço de nenhuma emissora de TV, de rádio ou jornal;
- o homem não se queima gravemente como foi espalhado
Confira no vídeo abaixo o momento em que ele encosta a mão na rocha ainda quente:
Alguns sites de língua espanhola publicaram que o homem que aparece no vídeo se chama Alejandro Rodriguez, mas isso não é verdade. Alejandro é, sim, um jornalista espanhol que está cobrindo o caso do vulcão em La Palma e que, inclusive, foi muito criticado por aparecer em reportagens muito próximo das lavas. Mas não foi ele que queimou a mão.
No vídeo abaixo podemos comparar os dois homens e ver que são duas pessoas diferentes:
https://www.youtube.com/watch?v=eg2tKlGsDm4
Origens
No dia 21 de setembro de 2021, um homem publicou um vídeo numa rede social espanhola chamada SocialDrive, mostrando a si mesmo próximo da lava do vulcão e tocando em uma rocha que rola em sua direção. O vídeo também foi publicado no perfil da SocialDrive no Twitter no mesmo dia:
https://twitter.com/SocialDrive_es/status/1440355007635673092
Note que o perfil não afirma que se trata de um jornalista ou de algum enviado de um jornal ou coisa do tipo.
Quem mais se aproxima da verdade é o portal de notícias espanhol Nius Diario, e o jornal El Imparcial, que definem o homem como um “repórter amador”.
Rapidamente, usuários de outras redes sociais começaram a republicar o vídeo, como essa postagem feita no perfil da Gran Canaria TV no Facebook. Em momento algum, o perfil da emissora afirmou que o sujeito fazia parte de algum programa da casa.
Logo mais, no dia 23, o programa humorístico Los Teloneros mostrou o trecho do homem “queimando” a mão na lava, tratando o homem como “um repórter das Ilhas Canárias”.
Conclusão
Um homem queimou levemente a palma da mão ao encostar em uma rocha vulcânica. Diferente do que se espalhou, ele não é jornalista (no sentido de estar ali a serviço de alguma empresa jornalística) e também não se feriu gravemente ao cometer essa imprudência!