Resposta estranha do Mercado Livre no Reclame Aqui!
Uma resposta dada por uma funcionária do Mercado Livre ao site Reclame Aqui deixou muito internauta de queixo caído. Mas será que essa história é real? Veja o que descobrimos.
No dia 06 de maio de 2012, uma reclamação postada por um usuário do site Reclame Aqui foi igual a várias que são feitas a diversas empresas todos os dias no portal. Um consumidor havia adquirido um pendriveno site de leilões Mercado Livre e, ao ligar o aparelho em sua casa, acabou descobrindo que o dispositivo era falso!
Até aí, tudo bem!
O que chama atenção nessa reclamação foi a resposta dada por uma suposta funcionária do Mercado Livre. Alguém assinando como Priscila Lima explica que “60% dos produtos vendidos no Mercado Livre seriam falsificados e 15% seriam produtos de furto”! Como a página não está mais no ar, encontramos um print da tela:
Reprodução retirada do fórum Uol Jogos
Será que isso é verdadeiro ou farsa?
O Reclame Aqui
Para quem ainda não conhece, o Reclame Aqui é uma ideia sensacional que funciona da seguinte forma: O consumidor que se sente prejudicado por algum serviço ou produto entra no serviço e faz uma reclamação. A empresa reclamada tem um acesso seguro no portal e, dessa forma, consegue responder às reclamações.
A resposta da suposta funcionária Priscila foi dada no dia 16 e bastante gente (inclusive, nós) comentou no Twitter e no Facebook sobre a falta de respeito com que a empresa estaria tratando da reclamaçãodo consumidor.
Tentamos entrar em contato com o Mercado Livre de diversas formas, mas não tivemos resposta.
A solução foi procurar o pessoal do Reclame Aqui. Quem nos atendeu prontamente foi o atencioso Mauricio Vargas – Presidente da empresa. Mauricio explica que:
“Em atenção as dúvidas que surgiram em relação a algumas reclamações supostamente respondidas pelo Mercado Livre no ReclameAQUI®, segue abaixo alguns esclarecimentos.
Tais reclamações não foram postadas no cadastro do Mercado Livre, e portanto tal empresa não tinha acesso a possibilidade de responder tais reclamações. As reclamações em questão fora postadas em face do cadastro de uma empresa/site que se autodenominava Shopmercadolivre.com, que na ocasião de seu cadastro ofertava a consumidores algum produto ou serviço.
Diversos usuários do ReclameAQUI® ao buscarem o Mercado Livre no site para enviar alguma reclamação, acabaram selecionando erroneamente o cadastro da empresa Shopmercadolivre.com, sendo que a partir deste momento era esta a empresa que possuía o direito de responder a reclamação.
O responsável por tal empresa/site, por algum motivo que nos é desconhecido, decidiu postar algumas respostas jocosas e irresponsáveis, assinando as mesmas como se fosse algum funcionário do Mercado Livre.
Quando tal ação chegou ao conhecimento do ReclameAQUI®, fizemos a desativação de tais reclamações, uma vez que estas estavam gerando um impacto negativo em face do Mercado Livre. O cadastro da empresa Shopmercadolivre.com também foi desativado, uma vez que todas as reclamações que ali foram postadas era de usuários que tinham o intuito de reclamar do Mercado Livre, e pela semelhança nos nomes acabaram selecionando a empresa incorreta. Assim, a desativação não impacta possíveis clientes doshopmercadolivre.com, cujo site atualmente está offline, e evita novas situações semelhantes a que ocorreu nos últimos dias.”
Ou seja, a reclamação foi feita em nome de outra empresa (a “shopmercadolivre.com”). O usuário, ao buscar por “Mercadolivre”, acabava encontrando outra empresa com o nome semelhante no Reclame Aqui e mete a bronca na empresa errada.
A tal Priscila Lima, suposta funcionária que respondia falsamente em nome do Mercado Livre, já deu outras respostas mal educadas no Reclame Aqui:
Conclusão
A resposta ao Reclame Aqui não foi dada por uma funcionária do Mercado Livre. O reclamante se enganou de empresa na hora de postar a sua reclamação.
Site citado