Retrospectiva 2024: POLÍTICA (parte 2)
Relembre alguns dos desmentidos que fizemos aqui no E-farsas em 2024 sobre assuntos ligados à política!
Assista ao resumo dessa matéria em vídeo:
É verdade que se o presidente morre antes de 2 anos de mandato, são feitas novas eleições?
Em dezembro de 2024, logo após a internação do presidente Lula, voltaram a espalhar desinformação sobre a sucessão presidencial. Segundo o que foi disseminado, caso o presidente morra antes de completar seu segundo ano de mandato, a lei eleitoral prevê novas eleições presidenciais.
Mas a lei é clara: se o presidente falece, renuncia ou é removido do cargo, quem assume é o vice-presidente. Caso isso ocorra, o cargo de vice-presidente fica vago até as próximas eleições gerais.
Se o vice-presidente também ficar impossibilitado de ocupar o cargo, quem assume é o presidente da Câmara dos Deputados e, na sua falta, o presidente do Senado Federal deve assumir.
Só haveria novas eleições se os cargos de presidente e de vice ficassem vagos antes dos 2 anos de mandato.
Nesse caso hipotético, o Congresso Nacional deve realizar uma eleição indireta dentro de trinta dias para eleger o presidente e o vice. Ou seja, o povo não vai às urnas escolher o novo presidente até as próximas gerais, que ocorrem a cada 4 anos no Brasil.
É verdade que se o presidente morre antes de 2 anos de mandato, são feitas novas eleições?
O governo do Rio Grande do Sul está barrando caminhões com doações sem nota fiscal?
E como não esquecer de uma das maiores fake news espalhadas em 2024?
Durante as enchentes no sul do país, espalharam adoidado que caminhões com doações para as vítimas das enchentes estavam sendo barrados pela Fazenda por estarem sem nota fiscal!
Esse boato criminoso foi desmentido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, pela Brigada Militar, pelo secretário-chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul e por várias entidades governamentais.
Além disso, o decreto 37.699/1997 do Governo Estadual do Rio Grande do Sul, determina que doações a entidades governamentais e assistenciais que prestam apoio a vítimas de calamidade pública estão isentas do imposto naquele estado.
O governo do Rio Grande do Sul está barrando caminhões com doações sem nota fiscal?
Ucranianos estão usando máscaras para driblar o sistema de reconhecimento facial do Governo?
Falando ainda de boatos envolvendo governos, vamos relembrar desse caso que viralizou em setembro de 2024, mostrando pessoas caminhando nas ruas com uma máscara branca e redonda no rosto. Segundo o que se espalhou, o vídeo teria sido gravado na Ucrânia e esse seria uma forma do povo driblar o forte monitoramento feito pelo governo.
Apesar do governo ucraniano usar sistemas de reconhecimento facial, esse vídeo que se espalhou nas redes sociais foi tirado de outro contexto. Na verdade, trata-se dos bastidores da gravação de um videoclipe da música “Yards”, do artista ucraniano Harfang.
Na música, o artista fala sobre “derrubar o sistema”, “quebrar as senhas” e sobre a falta de igualdade na Justiça. No clipe, as pessoas com máscaras brancas fazem parte de uma sociedade que obedece cegamente aos governantes, cumprindo suas ordens sem questionamentos.
Ucranianos estão usando máscaras para driblar o sistema de reconhecimento facial do Governo?