Retrospectiva 2024: POLÍTICA
Até o ex-presidente Jair Bolsonaro foi vítima de fake news em 2024! Relembre alguns dos desmentidos que fizemos em 2024 relacionados à política!
Assista ao resumo dessa matéria em vídeo:
A deputada federal Erika Hilton será ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos?
Em outubro de 2024, surgiu a notícia afirmando que a deputada federal Erika Hilton teria sido convidada para liderar o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Segundo o que se espalhou, Hilton passaria a ser a primeira mulher transgênero a ocupar um ministério, o que não é verdade!
Em primeiro lugar, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) – criado em 2019 – foi divido em dois em 2023, se tornando o Ministério das Mulheres e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O Ministério das Mulheres é comandado por Cida Gonçalves e o outro, dos Direitos Humanos e Cidadania, está sob o comando de Macaé Evaristo.
A deputada federal Erika Hilton será ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos?
Boulos ultrapassou Marçal às 18:45, mesma hora que Dilma ultrapassou Aécio nas eleições?
Outro rumor que viralizou em outubro de 2024 mostrava que o candidato Guilherme Boulos teria ultrapassado seu concorrente Pablo Marçal em quantidade de votos exatamente às 18h45 e essa seria a mesma hora em que a então candidata à Presidência Dilma Rousseff teria ultrapassado Aécio Neves nas eleições de 2014. A postagem também pontua que o mesmo “fenômeno” teria ocorrido nas eleições presidenciais de 2022, quando Lula teria ultrapassado Jair Bolsonaro, exatamente às 18h45!
Só que isso não é verdade!
Dilma Rousseff ultrapassou o concorrente Aécio Neves na apuração do segundo turno das eleições presidenciais em 2014, às 19h32.
No segundo turno entre Jair Bolsonaro e Lula, a ultrapassagem ocorreu às 20h02.
Guilherme Boulos ultrapassou Pablo Marçal às 19h40.
Boulos ultrapassou Marçal às 18:45, mesma hora que Dilma ultrapassou Aécio nas eleições?
Capa da Veja mostrou Bolsonaro dizendo que seus eleitores têm QI próximo de zero?
Pra finalizar essa primeira parte, vamos relembrar uma checagem que fizemos em março de 2024, quando espalharam uma capa da revista Veja, com uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro e uma manchete com uma suposta afirmação feita por ele sobre a falta de inteligência de seus eleitores.
Segundo o que espalharam, Bolsonaro teria dito na edição 2757 da Veja que o Q.I. de seus eleitores é muito próximo zero!
Para checar se a capa é real ou não, basta acessar o site da revista Veja e pesquisar pela edição 2757. Lá, verificamos que essa edição foi às bancas no dia 29 de setembro de 2021, e trazia outra manchete em sua capa:
“A chance de um golpe é zero”
Capa da Veja mostrou Bolsonaro dizendo que seus eleitores têm QI próximo de zero?