Robô com inteligência artificial convence outros robôs a abandonar seus postos! Verdade ou mentira?
Será que é verdadeiro ou falso o vídeo que mostra um pequeno robô convencendo seus colegas de que eles deveriam ir embora para casa?
O vídeo ganhou força em compartilhamentos no final de novembro de 2024, e mostra um pequeno robô se aproximando de outros autônomos e gritando frases como “vocês estão fazendo hora extra, vão embora”, sugerindo para eles deixarem seus postos. O assustador é que 10 dos “colegas” do robozinho parecem aceitar a sugestão e abandonam o local, seguindo o pequeno aparelho.
De acordo com o que se espalhou, o incidente teria ocorrido na China e o robô “grevista” estaria agindo sob diretrizes próprias, guiado pela inteligência artificial.
Seria essa a prova de que a inteligência artificial adquiriu consciência e irá se rebelar contra os humanos?
Çin’de 12 robot, başka bir robot tarafından kaçırıldı. pic.twitter.com/KlrUMVgs8F
— Farklı Gerçekler (@gerceklerfark) November 18, 2024
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas o incidente fazia parte de um teste planejado com antecedência!
As imagens foram gravadas em agosto de 2024, mas só foram divulgadas 3 meses depois pela fabricante do pequeno robô Erbai, que explicou por meio de seu porta-voz que a cena era o resultado de um teste realizado por eles.
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas Robô com inteligência artificial convenceu outros robôs a abanar seus postos?
A empresa, localizada em Xangai, confirmou que inseriu um bot na programação de seu aparelho para que interagisse com os demais robôs em exposição no local. Eles explicaram também que entraram em contato com os demais fabricantes de robôs de Xangai e perguntaram se eles estavam dispostos a permitir que seus robôs fossem “sequestrados”. Após a permissão, o acesso ao showroom foi liberado e, dali em diante, o Erbai colocou em prática a tarefa de persuadir os outros robôs a segui-lo.
Para espanto de todos, o robozinho parece ter sido bastante persuasivo para convencer seus coleguinhas, que o acompanharam.
Conclusão
É verdade que um robô conseguiu convencer outros robôs a deixar seus postos apenas com sua “lábia”, mas o fato fazia parte de um teste controlado, realizado pela fabricante do robozinho juntamente com as demais empresas chinesas!