Santiago 513: O voo cujo avião só pousou 35 anos após a decolagem!
Será verdade que um avião que decolou da Alemanha Oriental, em 1954, só foi pousar no seu destino – em Porto Alegre – 35 anos depois?
A notícia não é nova! Circula há anos na web e já foi publicada em diversos sites e blogs, mas voltou a ser compartilhada nas redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2018. De acordo com a reportagem, um avião da companhia Santiago teria saído com o voo 513, na Alemanha Oriental em 1954, mas teria pousado em Porto Alegre (RS) somente em 1989!
A matéria afirma que o avião teria desaparecido em pleno voo, no oceano, e reaparecido no Brasil, 35 anos depois.
Ainda, segundo o que diz na reportagem, as autoridades na época teriam entrado no avião logo após o pouso, se deparando com 92 esqueletos sentados cada um em uma das poltronas da aeronave!
O Dr. Celso Atello, estudioso da paranormalidade, teria estudado o caso e levantado a possibilidade do avião ter entrado em uma fenda temporal e voado direto de 1954 para 1989.
Será que essa notícia é real?
Verdade ou mentira?
É até engraçado como essas histórias vão e vem na internet e, a cada vez que volta a circular, ganha uma certa notoriedade e compartilhamentos de montão!
O texto a respeito do voo 513 mistura termos complicados – como física avançada, viagem no tempo, buraco de minhoca etc… – para tentar envolver o leitor. Além de citar nomes especialistas e supostos documentos que comprovariam tudo.
Acontece que essa notícia é falsa!
Uma busca por “Dr. Celso Atello” e só encontramos esse nome em textos citando essa história do voo 513. Parece que esse doutor (caso exista) estudou só esse caso… Outro detalhe é que o nome da companhia aérea (Santiago Airlines) também só aparece em publicações relacionadas a esse voo.
A seguir, uma lista de sites onde o desaparecimento do avião teria sido mencionado (caso a notícia fosse real)
- Acidentes pan-americanos – Nenhuma menção ao evento
- AviationSafety.net: Acidentes ocorridos em 1954 – Sem menção do evento
- PanAmAir.org – Acidentes – Nenhuma menção ao evento
- Registros da Aviaton Safety Net (ASN) de 80 aeronaves desaparecidas desde 1948 – Nenhuma menção ao evento
- 1945 Lista de números de série convertidos da USAAF
A única “prova” do ocorrido é uma reprodução de um recorte de uma reportagem de jornal. O curioso é que o jornal antigo é o humorístico Weekly World News, que ainda está ativo até hoje, em formato digital.
Para quem não conhece o Weekly World News, ele surgiu em 1979 como uma publicação impressa quinzenal e seguiu nas bancas norte-americanas até 2007, quando passou a ser atualizado exclusivamente em seu site.
A sátira em questão foi publicada no jornal no dia 14 de novembro de 1989. Na mesma edição, o jornal também trouxe a fictícia reportagem de um ladrão que teria roubado 16 bancos usando um pepino como arma e um guia ensinando a como descobrir se você terá um ataque cardíaco através do formato da sua orelha:
A foto do avião usado para ilustrar a “notícia” no Weekly World News é a versão LAV L-049, da Lockheed Constellation. Podemos ver nesse link a imagem original e comparar abaixo com a montagem feita pelo jornal humorístico:
Os aviões da Lockheed Constellation serviram na Guerra em 1943 e continuaram para o uso civil até os anos 1970 e nesse link podemos ver a lista de todas as empresas e países que usaram essas aeronaves. Perceba que nessa lista não consta nenhuma Santiago Airlines!
Versões da mesma fake news
Essa não foi a única vez que os humoristas do Weekly World News pensaram numa história onde um avião teria partido e pousado décadas depois (após supostamente viajar no tempo). Em maio de 1985, o jornal publicou a “notícia” do voo 914 que teria pousado 37 anos após a decolagem. Depois, em maio de 1993 e novamente em setembro de 1999:
Conclusão
A notícia afirmando que um voo saiu da Alemanha em 1954 e foi pousar no Brasil somente em 1989 é falsa! Ela surgiu em um jornal humorístico e não deve ser levado a sério!