Acidentes
Um Santíssimo Sacramento ficou intacto após mar de lama em Mariana?
Será verdade que um véu ficou intacto após a inundação ocorrida na cidade mineira de Mariana, causada pelo rompimento de uma barragem? Milagre?
No dia 05 de novembro de 2015, uma tragédia assolou a cidade mineira de Mariana. O rompimento de uma barragem de rejeitos da mineração da empresa Samarco encheu de lama a cidade, deixando uma dezena de mortes e outra centena de pessoas desabrigadas.
No entanto, um detalhe chamou a atenção de muitas pessoas na web: Um artefato de uma capela da comunidade de Paracatu – que também ficou envolta no mar de lama – teria sido protegido por algo que a ciência não teria como explicar! O véu do Santíssimo Sacramento teria permanecido intacto!
De acordo com o texto que passou a ser compartilhado no Facebook e espalhado através do WhatsApp, nem sequer o véu que cobria a âmbula havia sido maculado.
Junto com o texto, uma foto mostra a capela e um objeto coberto com um pano branco, provando que o milagre teria mesmo ocorrido!
Seria esse um milagre divino?
Será que essa notícia é real?
Verdadeiro ou falso?
Essa história surgiu em páginas católicas do Facebook, como a Catecismo Brasil, no dia 16 de novembro de 2015 e se espalhou pela rede social, indo parar no Twitter e no WhatsApp com uma incrível velocidade!
No entanto, apesar de termos uma foto que provaria a ocorrência do milagre, trata-se de mais um boato inventado e compartilhado por pessoas que sequer se deram o trabalho de pesquisar antes.
Como podemos ver em uma rápida busca no Google, essa notícia somente aparece em sites e blogs religiosos. Nenhum jornal publicou alguma coisa a respeito! Certamente, uma história dessas seria destaque na TV Globo, por exemplo, que tem uma tradição católica em sua programação…
É estranho que grandes portais, como o UOL, por exemplo, que noticiou a respeito de 4 igrejas que foram destruídas pelo mar de lama em Mariana (incluindo a capela de Paracatu) não ter mencionado o suposto milagre. Será que é porque ele (o tal milagre) não aconteceu?
A reportagem feita pela agência de notícias alemã Deutsche Welle também fala sobre essa tragédia e menciona a capela de Piracatu. De acordo com a Deutsche Welle, a capela foi completamente inundada e a lama de dejetos não poupou nenhum santinho sequer!
A âmbula e o véu
O véu branco que aparece na montagem das fotos, foi “emprestada” de algum site que vende artigos para celebração de missas católicas. A Clero Brasil, por exemplo, usa essa mesma foto em seu catálogo, mas uma busca no Google Images mostra que essa foto é padrão em várias outras lojas do ramo como a CR2 Paramentos e a Loja Herb.
Essa imagem do véu para Âmbula que foi usada para forjar a ocorrência do milagre pode ser vista em publicações de 2012 em vários blogs religiosos!
É estranho também observar que se essa história fosse mesmo verdade, esse seria um tipo de milagre bem mesquinho, pois como e por que um ser divino teria a coragem de deixar uma dezena de pessoas perderem a vida (além de fazer com que centenas fiquem desabrigadas e outra dezena desaparecida) apenas para “salvar” um objeto de uma igreja?
Que ser divino é esse que prefere salvar um objeto tido como sagrado ao invés de salvar vidas?
Desabafo do E-farsas
A função do E-farsas não é e nunca foi a de debater religião, mas não podemos deixar de mencionar aqui que é triste (pelo menos, para nós) saber que algumas pessoas vivem de inventar mentiras sem pé nem cabeça para tentar conseguir mais adeptos para a sua fé. A religião não é ruim, mas muitas das pessoas que estão metidas nela são, sim, muito ruins!
Como alguém cria uma bobeira dessas para mostrar “o poder de Deus” e, é claro, para conseguir mais curtidas em suas fanpages (algumas postagens feitas no Facebook sobre esse falso milagre alcançaram mais de 200 mil compartilhamentos) e não imagina que você pode fazer uma simples busca no Google para descobrir que tudo não passa de farsa?
Templo Evangélico também foi “salvo”?
Da mesma forma que a notícia da igreja católica se espalhou, membros de outras religiões resolveram puxar Deus para o seu lado. No dia seguinte à tragédia de Mariana, a foto abaixo começou a circular. O texto que a acompanha afirma que o templo de uma igreja evangélica havia sido poupada. Tudo muito bonito, não fosse o detalhe que o imóvel onde funciona a igreja fica em um nível mais alto que a rua e, além disso, que o mesmo Deus salvou também todas as outras casas próximas dali:
Conclusão
A história do Santíssimo Sacramento que teria sido salvo por um milagre em Minas Gerais é falsa! Alguém que estava com tempo sobrando resolveu fazer uma fotomontagem para enganar as pessoas com um assunto que estava na moda na internet!