Sarney disse que Bolsonaro não assumirá e que irá sofrer o mesmo que Tancredo Neves?
É verdade que o ex-presidente José Sarney se reuniu com Temer e Dilma Rousseff para tramarem algo que “impeça” Jair Bolsonaro de assumir a Presidência como ocorreu com Tancredo Neves?
O texto começou a circular através de grupos do WhatsApp na semana do segundo turno das eleições de 2018, voltando com força no dia seguinte à vitória de Jair Bolsonaro e, de acordo com o texto, o político José Sarney teria se encontrado com Michel Temer e com Dilma Rousseff para bolar um plano que impeça o presidente eleito de assumir o cargo em janeiro de 2019.
O texto, que pede para que a denúncia seja repassada antes que a TV Globo mande o WhatsApp removê-la do WhatsApp, ainda revela que Sarney teria dito que “Bolsonaro venceria as eleições, mas nem chegaria a assumir”, tal qual ocorreu com Tancredo Neves (político mineiro que morreu antes de se empossado, em 1985).
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
Mesmo tendo se passado mais de 30 anos da morte do político Tancredo Neves – após 38 dias de internação e de passar por 07 cirurgias – muita gente ainda acredita na teoria conspiratória de que ele teria sido assassinado (uma teoria com várias ramificações que contaremos aqui no E-farsas um dia).
Voltando ao caso de 2018, a versão que recebemos vem com um link de um site que já conhecemos muito bem aqui no E-farsas por criar e disseminar notícias falsas: O GShow Play.
Para quem ainda não ligou o nome ao boateiro, esse é o mesmo site que inventou a fake news afirmando que o cantor que chamou Jesus de “travesti” teria sofrido um acidente gravíssimo como um “castigo divino” e aquela outra que dizia que uma adolescente virgem teria engravidado após tomar uma vacina, dentre várias outras que já desmentimos aqui!
O GShow Play cita o site de uma revista digital da revista Crusoé como fonte, que é restrita por assinantes, mas foi escrita pelo jornalista Igor Gadelha, que afirmou que o ex-presidente teria feito essa ‘previsão” a respeito da não-posse de Bolsonaro. Segundo o jornalista, Sarney teria dito que “Bolsonaro não ficaria 6 meses no cargo”, mas não fala nada sobre Tancredo Neves ou sobre assassinato…
A assessoria de imprensa do ex-presidente José Sarney disse em nota que:
“Jamais emitiu qualquer opinião neste sentido, e não conhece o jornalista citado.”
Não há em nenhuma publicação (exceto no site Gshow Play e demais que copiaram o mesmo texto) algo relacionando um encontro entre José Sarney, Dilma Rousseff e Michel Temer nos últimos meses e, em nota, o Palácio do Planalto disse que o texto é “um absurdo”.
Dilma Rousseff passou os últimos meses em campanha para um cargo de senadora e não há em sua agenda nada marcado sobre visitas à Michel Temer e José Sarney.
Conclusão
Não há nenhuma prova de que José Sarney tenha ameaçado impedir a posse de Jair Bolsonaro na Presidência! A nota anônima e alarmista que se espalhou pelo WhatsApp é falsa!