Construções
Segundo Niemeyer, Brasília deveria ter forma de camburão ou pinico
Frase atribuída ao arquiteto gerou polêmica na web, mas será que ele disse isso mesmo?
Em agosto de 2011, um texto começou a circular pela web! Segundo o artigo, o arquiteto Oscar Niemeyer teria afirmado: Projetou Brasília em forma de avião, mas por sua vontade teria desenhado em forma de camburão.
Segundo o Wikipédia, “Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho nasceu no Rio de Janeiro no dia 15 de dezembro de 1907. Esse arquiteto brasileiro é considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.”.
Com seus 103 anos de idade, Niemeyer ainda conserva a lucidez e, a despeito da sua idade avançada, ainda trabalha diariamente e, com certeza, deve soltar suas frases de impacto sempre que pode.
Os mais jovens tem o dever de ouvir o que ele tem a dizer.
Acontece que essa frase infeliz que vários sites e blogs afirmam ser do mais velho arquiteto vivo do mundo nunca foi dita por ele!
Em primeiro lugar, não se escreve “pinico”. A grafia correta é “penico”. Acreditamos que uma pessoa culta como o nosso arquiteto não tenha escrito (ou dito) “pinico”.
Ao buscar na web, só encontramos a tal frase em sites e blogs que apenas reproduziram o texto falso.
Não há nenhuma pista que indique em que ocasião ou para qual veículo de comunicação Oscar Niemeyer tenha dado tal entrevista.
Boatos da web – ou hoaxes – são assim mesmo: Usam nomes de pessoas famosas para dar mais crédito aos textos.
Conclusão:
História falsa! Alguém que está descontente com o rumo que a política está tomando resolveu inventar essa história e para que mais pessoas acreditem (e/ou compartilhem) com suas idéias.