Sem combustível por causa da greve, soldados tiveram que empurrar caminhão do Exército?
É verdade que, por causa das paralisações dos caminhoneiros, soldados do Exército ficaram sem combustível e tiveram que empurrar um veículo militar da companhia?
A imagem se espalhou através das redes sociais a partir do dia 25 de maio de 2018. Nela podemos ver dois soldados empurrando um caminhão do Exército bem em frente a um posto de gasolina.
O texto compartilhado juntamente com a foto afirma que os soldados teriam ficado sem combustível durante o caminho para intervir nas manifestações contra os grevistas!
De acordo com o que se espalhou, o Governo teria mandado o Exército acabar com a greve dos caminhoneiros, mas o plano falhou por falta de gasolina…
Será que essa foto é real? Os soldados ficaram sem combustível por causa da greve dos caminhoneiros?
Verdade ou mentira?
A foto é real, mas a história é falsa!
Do dia 17 de maio de 2018, dois militares do Exército tiveram que fugir a pé após a viatura da Força Armada sofrer uma pane na Linha Vermelha, próximo da comunidade da Vila do João (RJ). De acordo com o Comando Militar do Leste, o incidente ocorreu à noite e o motorista e passageiro – que usavam trajes civis – fugiram do local após serem abordados por criminosos vindos do Complexo da Maré.
Os militares encontraram policiais que patrulhavam a região e os PMs localizaram o carro e recuperaram todos os pertences dos ocupantes do veículo.
O Exército não divulgou qual foi a pane ocorrida, mas perceba que o incidente ocorreu no dia 17 de maio de 2018, três dias antes do início das paralisações dos motoristas de caminhão em todo o Brasil!
Atualização 28/05/2018
Após a publicação desse artigo, vários leitores nos apertaram que a fotografia é mais antiga ainda. Conforme essa publicação de 2016, a fotografia de militares do Exército Brasileiro empurrando uma viatura foi tirada na Avenida Carlos Gomes, em Cascavel (PR), durante apoio da corporação à prefeitura na Hora H, operação de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Conclusão
A foto de dois soldados empurrando uma viatura do Exército é verdadeira, mas o fato ocorreu antes da greve dos caminhoneiros!