Acidentes
Será que o vídeo da queda de um avião é do acidente envolvendo a cantora Marília Mendonça?
Vídeo compartilhado como os últimos momentos da cantora em 05 de novembro de 2021, mostra a queda de um pequeno avião, mas será que ele tem a ver com esse acidente fatal?
No dia 05 de novembro de 2021, um avião de pequeno porte caiu, vitimando fatalmente a cantora Marília Mendonça e mais 4 outros tripulantes. A aeronave caiu na cidade mineira de Piedade de Caratinga, a 4 quilômetros do aeroporto de destino.
A partir das primeiras notícias do acidente, inúmeras publicações começaram a se espalhar nas redes sociais a respeito e, dentre elas, um vídeo começou a viralizar. Nele podemos ver um pequeno avião perdendo altitude e se enroscando em fios de alta tensão, antes de se chocar contra o solo, e o texto que acompanha as imagens afirma se tratar do acidente ocorrido no dia 05 de novembro de 2021:
Vídeo do momento da queda do avião que levava Marília Mendonça #G1 #sbt #jovempannews pic.twitter.com/PANMaYjV49
— alexandre mina (@alexandremina3) November 6, 2021
(postagem arquivada aqui)
Será verdade?
O vídeo é real, mas não tem nenhuma relação com o acidente do dia 05 de novembro de 2021!
Logo de cara, podemos notar no vídeo postado nas redes sociais que esse flagrante ocorreu próximo a uma estrada:
Já o acidente envolvendo a cantora aconteceu em um lugar rochoso, próximo a uma cachoeira e de difícil acesso. Abaixo, uma foto tirada poucos minutos após a queda do avião que levava a Marília Mendonça:
O vídeo compartilhado como sendo de novembro de 2021 é, na verdade, um recorte de outro acidente fatal que ocorreu em 20 de abril de 2012, na cidade paulista de Jundiaí. A seguir, o vídeo sem cortes:
Nessa reportagem da época é explicado que o piloto morreu ao tentar pousar o avião com apenas um dos motores, após um dos motores falhar:
Avião se enroscou em fios de alta tensão
De acordo com o chefe da comunicação da Polícia Militar da cidade de Piedade de Caratinga, capitão Jefferson Luiz Ribeiro, o avião que leva a cantora teve dificuldade para aterrissar e tentou um pouso forçado, colidindo com as pedras da cachoeira e todos os cinco tripulantes morreram no local.
No final do mesmo dia, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que o avião atingiu fios de alta tensão da empresa antes do acidente.
Conclusão
O vídeo que mostra um avião perdendo altitude e se enroscando em fios é de 2012 e não tem nenhuma relação com o acidente que matou a cantora Marília Mendonça e mais 4 tripulantes em novembro de 2021!