Cinema / TV
Será que Renato Aragão demitiu motorista que o chamou de “Seu Didi”?
Noticia que circula pela web afirma que o humorista global teria demitido um motorista da Globo por ele tê-lo chamado de “Seu Didi”! Mas será que isso é verdade?
Na penúltima semana de agosto, uma notícia se espalhou por blogs, sites de notícias e pelas redes sociais: O humorista Renato Aragão – criador do famoso personagem Didi dos Trapalhões – teria mandado embora um motorista da Rede Globo de televisão depois que ele (o motorista) o chamou de “Seu Didi”.
Ainda, de acordo com o texto, Renato Aragão teria perdido a paciência com o funcionário da emissora e teria dito “Não é seu Didi, é doutor Renato”.
Essa história é verdadeira ou falsa?
Ao ler as diversas versões publicadas por aí, algumas dúvidas surgem:
- Quem era o tal motorista?
- Quando o fato teria ocorrido?
- Em quais circunstancias teria acontecido o incidente?
- Um funcionário da Rede Globo pode ser demitido pelo comediante?
Quem era o tal motorista?
Em todos os artigos postados sobre o assunto não é citado o nome do ex-funcionário. É claro que em alguns casos há a necessidade de se preservar a identidade dos envolvidos. No entanto, uma “injustiça” dessa já teria chamado a atenção da mídia (sensacionalista, principalmente) e o rapaz desempregado já teria aparecido nos programas vespertinos.
O fato é que, provavelmente, o ex-motorista talvez não exista!
Quando o fato teria ocorrido?
Como já mostramos várias vezes aqui no E-farsas, a maioria dos boatos eletrônicos não são datados. Podem ter ocorrido (ou terem sido inventados) ontem, há 2 anos ou há 20 anos. Como não existe a data do fato, quem lê a notícia pode achar que se trata de algo “fresco”.
Uma rápida busca na web mostra que há pelo menos 5 anos essa história ronda a web, como podemos ver no Yahoo Respostas:
Como se pode notar, a história de 5 anos atrás é muito parecida com a noticiada em agosto de 2012.
Semelhante a essa, podemos ver outro “depoimento” publicado em um comentário abaixo de um vídeo dos Trapalhões no Youtube. Detalhe: o comentário foi feito em 2011!
Também de 2011, encontramos outro depoimento no Orkut (sim, ele ainda existe) de alguém que tem um amigo cujo primo era empreiteiro de piscinas e também foi destratado por chamar o Renato Aragão de “Seu Didi”.
Note que, no depoimento acima, foi utilizada a velha “técnica” conhecida dos boatos: O fato teria acontecido com o primo de um amigo de um conhecido. Nunca acontece com a própria pessoa, que estranho, né?
Também encontramos depoimentos semelhantes em postagens de blogs em 2008, 2009, 2010…
As dúvidas são: Será que todas essas histórias são reais? Será que o comediante demitiu vários funcionários desde 2007?
Em quais circunstancias teria acontecido o incidente?
Não temos mais nenhuma informação sobre o ocorrido. Só podemos nos basear no que está sendo espalhado na internet. Se houve mesmo uma demissão (ou várias demissões ao longo dos anos, no caso), quais as circunstancias que levaram a tais atos? Será que houve alguma briga antes, e o Doutor Aragão estava apenas no aguardo de alguma coisa que ele julgasse ser uma “falta de respeito” para, então, mandar o(s) sujeito(s) para o olho da rua?
Difícil saber…
Um funcionário da Rede Globo pode ser demitido pelo comediante?
Essa é outra questão interessante: Será que o “Seu Didi” poderia demitir um funcionário da Rede Globo? Em algumas versões, o motorista seria um contratado da rede de TV. Em outras versões, o motorista seria particular de Renato Aragão.
De qualquer maneira, fica aí a dúvida sugerida no começo dessa pesquisa: Cadê esse ex-funcionário? Ele não entrou na justiça contra a emissora ou contra o próprio Renato Aragão?
Origem
A versão de 2012 foi publicada pela jornalista Fabíola Reipert em seu blog no dia 24 de agosto. Ela também não dá muitos detalhes sobre o assunto, apenas conta que “Renato Aragão teve a coragem de demitir um de seus motoristas que o chamou de ‘Seu Didi’!”.
Fabíola Reipert mentiu? Talvez, não! Ela também pode ter acreditado nessas lendas da web. Ou ainda, pode ser que essa história seja verdade mesmo e o Doutor Renato tenha essa mania de mandar embora um funcionário por ano. Ou ainda, Fabíola pode ter se confundido nas datas e achou que uma notícia antiga tenha acontecido há poucos dias.
O fato é que a escritora Rosana Hermann foi uma das primeiras pessoas que perceberam que notícia era antiga e postou em seu Twitter:
Quando teria acontecido essa suposta demissão do motorista do Didi? Pq li um post =q diz ‘cinco anos atrás’. br.answers.yahoo.com/question/index…
— ✡ rosana hermann ☚ (@rosana) agosto 24, 2012
No dia seguinte, Fabíola Reipert bateu o pé em uma nova postagem e afirmou que a história é real. Segundo ela, isso pode ter acontecido mais vezes e em outras épocas “a fama de arrogante do humorista é antiga” – diz Fabíola Reipert em seu blog.
Seu Didi, em sua defesa
No mesmo dia em que a história se espalhou pelas redes sociais, o site do jornal da Folha conversou com Renato Aragão sobre a tal demissão e o trapalhão negou o ocorrido. Didi afirmou que não tem como mandar embora um funcionário da Rede Globo, que adora ser chamado de “Didi” e que seus empregados trabalham para ele há mais de 20 anos e que todos estão satisfeitos.
Conclusão
Provavelmente, a história é falsa! No mínimo, pode ser um “remake” de alguma notícia antiga (que deve ser falsa).
Sites citados
- Yahoo Respostas
- Comentário em um vídeo dos trapalhões em 2011
- Fabíola Reipert
- Comunidade no Orkut falando sobre isso em 2011
- Folha de São Paulo
- Twitada de Rosana Hermann