Será verdade que Hitler teve um crocodilo de estimação chamado Saturno?
Há muito tempo circula nas redes sociais uma história muito peculiar: Hitler teria tido um crocodilo/jacaré de estimação chamado Saturno! Numa rápida busca no Facebook, por exemplo, encontramos duas publicações da página “Fatos Desconhecidos”, datadas de setembro e outubro de 2015, onde foi feita essa afirmação.
No fim de maio de 2020, o suposto jacaré/crocodilo de Hitler morreu de velhice aos 84 anos no Zoológico de Moscou, na Rússia. Sua morte, no entanto, reacendeu a discussão se Saturno teria sido um animal de estimação de Hitler em algum momento da sua vida!
Вчера утром наш миссисипский аллигатор Сатурн умер от старости. Ему было около 84 лет – крайне почтенный возраст. Московскому зоопарку выпала честь содержать Сатурна 74 года. Он видел многих из нас детьми. Надеемся, что мы его не разочаровали. pic.twitter.com/UigsB8xwBv
— Московский Зоопарк (@moscowzoo) May 23, 2020
Assim sendo, fomos atrás dessa história! Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Em primeiro lugar, Saturno não era crocodilo, mas um aligátor americano. Em segundo lugar, o animal nunca pertenceu a Hitler. Não há nenhuma comprovação que o ditador alemão o mantivesse em algum espaço particular ou fosse mantido em algum zoológico como se fosse um animal de sua coleção/propriedade, muito pelo contrário. Saturno sempre foi mantido em exposição ao público.
Um Pouco de História
Saturno nasceu livre no estado norte-americano do Mississipi em 1936, mas foi capturado e levado dos Estados Unidos para a Alemanha, mais precisamente para o Jardim Zoológico de Berlim ainda naquele ano. Foi a partir daí que surgiu a lenda urbana de que Saturno era o “animal de estimação” de Adolf Hitler.
Acredita-se que essa lenda tenha tido origem num artigo escrito por Boris Akunin, um escritor russo, popular por suas histórias de ficção. Ele especulou que o animal poderia ter pertencido a Hitler e, bem, vocês sabem como as pessoas gostam de um conto popular, não é mesmo? Fato é que Saturno sempre esteve em exposição ao público, e não há nenhum indício ou registro de Hitler como seu proprietário.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Jardim Zoológico de Berlim foi praticamente destruído, mas Saturno milagrosamente sobreviveu aos bombardeios juntamente com alguns outros animais. Ao final da guerra, a área onde o Zoológico de Berlim estava localizado ficou sob a jurisdição da Zona Britânica de Ocupação. Em 1946, soldados britânicos encontraram Saturno e o levaram para Leipzig, então parte da Zona Soviética de Ocupação, onde o animal foi entregue aos soviéticos.
Veterinário do Zoológico de Moscou Afirmou que o Saturno Nunca Foi um Animal de Estimação de Hitler
Em fevereiro de 2017, uma equipe do site “Russian Beyond” — um braço midiático da agência estatal russa RIA Novosti — entrevistou o herpetólogo Dmitry Vasilyev, veterinário há 30 anos no Zoológico de Moscou. Dmitry foi enfático ao dizer que Saturno nunca foi o animal de estimação de Hitler, mas, muito provavelmente ambos se cruzaram em algum visita de Hitler ao zoológico de Berlim.
A Propaganda Nazista
Cabe destacar nesse ponto, que a propaganda nazista “vendia” Hitler como um amante do animais. Ele era constantemente fotografado ao lado de animais, especialmente cães pastores alemães. Há quem diga também que Hitler costumava visitar o zoológico de Berlim, mas, de qualquer forma, Saturno nunca pertenceu a qualquer coleção particular do ditador.
A título de curiosiodade, Saturno sobreviveu a vários incidentes ao longo de sua vida, desde bombardeios, inundações até visitantes que atiraram pedras e garrafas de vidro nele. Enfim, ele foi, de fato, um sobrevivente do tempo e da ação humana.
As Desastrosas Publicações da Página “Fatos Desconhecidos”
Para finalizar, as duas publicações da página “Fatos Desconhecidos” são desastrosas por três motivos:
- Saturno nunca foi um animal de estimação de Hitler.
- Em 2015, Saturno não tinha 85 anos de idade.
- A foto utilizada na publicação de setembro de 2015 não é de Saturno, muito menos de um aligátor, mas de um crocodilo americano. A publicação de outubro daquele ano também não é de Saturno, embora, aparentemente, seja um aligátor.
Conclusão
Falso! Em primeiro lugar, Saturno não era crocodilo, mas um aligátor americano. Em segundo lugar, o animal nunca pertenceu a Hitler. Não há nenhuma comprovação que o ditador alemão o mantivesse em algum espaço particular ou fosse mantido em algum zoológico como se fosse um animal de sua propriedade, muito pelo contrário.