Será verdade que um avião caiu e todos os missionários a bordo sobreviveram?
Nas últimas 48 horas, alguns sites de notícias brasileiros (entre eles o “Boca do Povo News” e o “Jornal Correio da Semana“) começaram a divulgar que um determinado avião caiu numa floresta de Honduras, e todos os missionários cristãos a bordo sobreviveram. Um dos missionários, inclusive, disse:
“O poder no sangue precioso de Jesus Cristo nos salvou“
Como era de se esperar, o caso começou rapidamente a se espalhar em páginas e perfis nas redes sociais, principalmente no Facebook.
Entretanto, será que essa história é realmente verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Essa notícia é completamente desastrosa do ponto de vista jornalístico. Em primeiro lugar, não houve exatamente uma queda, no sentido da aeronave simplesmente “despencar dos céus”. Em segundo lugar, os passageiros a bordo, embora tenham se salvado, não eram missionários cristãos, mas executivos de uma empresa norte-americana do ramo de penhores chamada “EZCorp”. Além disso, o local não se tratava de uma floresta. Por último, mas não menos importante, o incidente ocorreu em maio de 2018, ou seja, há um bom tempo.
De antemão, mesmo sem qualquer pesquisa, já era possível desconfiar dessa história, visto que nenhuma fonte minimamente confiável foi apresentada para corroborar com tais alegações.Enfim, a seguir explicaremos direitinho esse caso para vocês.
Como Tudo Realmente Aconteceu?
Era uma manhã de sol e tudo indicava que seria mais um pouso como qualquer outro no aeroporto. A aeronave foi autorizada a pousar na pista nº 2, que tem cerca de 2.000 metros de extensão, mas somente pouco mais de 1.600 metros estavam disponíveis para o pouso. Um dos indícios que o pouso não terminaria nada bem foi o fato da aeronave ter se aproximado muito rapidamente da pista. Ela tocou o solo a uma velocidade de 142 nós (262 km/h), quando deveria estar a 128 nós (237 km/h).
Confira o momento do pouso da aeronave e perceba como ela estava realmente muito rápida:
Alguns Outros Fatores que Agravaram a Situação
A situação se agravou ainda mais por dois fatores: o primeiro é que a aeronave tocou o solo faltando 993 metros para a pista terminar e o segundo é que os spoilers e os reversores de empuxo só foram acionados 13 segundos após o toque no solo.
O resultado? A aeronave não conseguiu parar, desceu um barranco de 20 metros e foi parar no meio de uma estrada. A fuselagem se partiu em duas partes, imediatamente à frente das asas. A maioria dos ocupantes tiveram escoriações e ferimentos leves, e felizmente ninguém morreu. Portanto, apesar das fotos (1 | 2 | 3) e vídeos que foram divulgados do acidente, todos a bordo ficaram bem.
Confira abaixo alguns vídeos divulgados sobre o acidente:
Assim sendo, podemos constatar que não se tratava de uma floresta, tampouco o aeronave simplesmente “despencou dos ares”.
Uma Pista Complexa Para Aproximações e Pousos
Diversos sites de notícias internacionais (a exemplo do britânico “Daily Mail” e do australiano “ABC“) alegaram que o Aeroporto Internacional Toncontín é conhecido por ser um dos mais difícies do Hemisfério Norte para aproximações e pousos, visto que era cercado por montanhas e bairros residenciais. Segundo o site de notícias hondurenho “El Heraldo”, o piloto da aeronave nunca teria pousado nesse aeroporto e teria ignorado os protocolos.
No dia do acidente, cerca de 50 mil pessoas ficaram sem energia elétrica, porque a aeronave acabou derrubando as linhas de energia.
Confira abaixo um desses vídeos:
Quem Eram os Tripulantes e Passageiros a Bordo?
Conforme dissemos anteriormente, havia seis pessoas a bordo da aeronave. Eis a lista (1 | 2), que foi divulgada na tarde do acidente:
- Alex Castellane Murta: Piloto da aeronave, norte-americano, 27 anos de idade;
- Joahn Joseph Page Salcedo: Co-piloto da aeronave, venezuelano, 29 anos de idade;
- John Blair Powell: Chefe de Operações da EZCorp, 50 anos de idade;
- Nicole Swies: Vice-presidente de Planejamento e Análise Financeira da EZCorp, 40 anos de idade;
- Robert Kasenter: Ex-administrador sênior da EZCorp, 71 anos de idade;
- Joe Rotunda: Diretor de Operações da EZCorp, 71 anos de idade.
Na época, cinco pessoas (Alex Murta, John Powell, Nicole Swies, Robert Kasanter e Joahn Hage) foram transportadas para o Hospital Escola Universitário com ferimentos leves e escoriações. Já Joe Rotunda foi transferido para o Hospital Militar, visto que teve algumas costelas quebradas e um pulmão perfurado. De qualquer forma, ele não corria risco de morte.
Portanto, os passageiros não eram missionários cristãos, mas executivos da EZCorp, a segunda maior empresa do ramo de penhores dos Estados Unidos, que é sediada em Austin, no Texas.
Um Acidente Fatal Ocorrido em 2008
Na manhã de 30 de maio de 2008, praticamente 10 anos antes, houve um outro acidente, cujo desfecho resultou em cinco vítimas fatais (duas em solo). Dessa outra vez, tratava-se de um Airbus A320-233 (voo 390), da então companhia aérea TACA (atualmente Avianca El Salvador), que havia partido de El Salvador com destino a Miami, nos Estados Unidos. Havia uma escala programada em Tegucigalpa. Estavam a bordo 118 passageiros (dois morreram) e 6 tripulantes (um deles morreu). Entre as vítimas estava Janet Chantal Neele, esposa do então embaixador do Brasil em Honduras, Brian Michael Fraser Neele.
Naquela manhã, a tempestade tropical Alma atingiu a costa do Pacífico da Nicarágua, mas estava perdendo força ao seguir para o interior do sul de Honduras. Estava nublado e chuviscando no momento do pouso, mas o tempo não foi o único problema. A aeronave tocou o solo faltando 400 metros para terminar a área útil da pista nº 2, e com uma velocidade acima do ideal.
O resultado não poderia ser diferente. Assim como ocorreu com o Gulfstream G200 Galaxy, o Airbus A320-233 não conseguiu parar (ela estava com peso próximo do máximo permitido para pouso), desceu o barranco de 20 metros de altura e colidiu fortemente contra o solo. Três veículos que estavam passando pelo local foram atingidos pela aeronave.
Conclusão
Falso! Em primeiro lugar, não houve exatamente uma queda, no sentido da aeronave simplesmente “despencar dos céus”. Em segundo lugar, os passageiros a bordo, embora tenham se salvado, não eram missionários cristãos, mas executivos de uma empresa norte-americana do ramo de penhores chamada “EZCorp”. Além disso, o local do acidente não se tratava se uma floresta. Por último, mas não menos importante, o incidente ocorreu em maio de 2018, ou seja, há um bom tempo.