Sérgio Moro acabou de ser eleito o 13º maior líder mundial pela revista Fortune?
É verdade que o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sérgio Moro, acabou de ser escolhido pela revista Fortune o 13º maior líder do mundo?
A notícia surgiu em diversos sites e blogs (como nesse aqui), e também nas redes sociais e em grupos do WhatsApp, no final de março de 2019. De acordo com o texto, o Congresso Nacional teria recebido ontem à noite a confirmação da premiação promovida pela revista Fortune.
O Ministro da Justiça e Segurança Sérgio Moro teria sido escolhido pela revista como 13° maior líder do mundo! O texto ainda afirma que o ministro foi um dos escolhidos entre 50 nomes, como a primeira-ministra da Alemanha Angela Merkel e o Papa Francisco.
Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?
Verdade ou mentira?
Uma das coisas que chamam atenção no texto é que ele afirma que o fato foi noticiado “ontem à noite“, mas temos várias versões dessa mesma história e cada uma publicada em uma ocasião diferente.
Fizemos uma busca na lista dos indicados desse ano (de 2018) no site da revista Fortune e não encontramos o nome do ministro lá! Também não encontramos na lista de 2017.
Sérgio Moro aparece na lista, sim, mas isso foi em 2016, como podemos ver a seguir:
Diferente do que a “notícia” espalhada afirma, a mídia não se calou diante da homenagem da Fortune a Sérgio Moro (que na ocasião, ainda não era ministro). Vários jornais publicaram a respeito em 2016, dando os parabéns ao então juiz pela conquista.
Conclusão
A notícia afirmando que Sérgio Moro foi eleito o 13º maior lider mundial pela revista Fortune é verdadeira, mas o fato não aconteceu “ontem à noite”. A homenagem foi feita em 2016 quando Moro ainda era juiz e o assunto foi comentado nos principais veículos de comunicação na ocasião!