Connect with us

E-farsas

Sérgio Moro é professor fantasma da UFPR?

Falso

Sérgio Moro é professor fantasma da UFPR?

Texto que circula pelas redes sociais afirma que o juiz Sérgio Moro recebe da Universidade Federal do Paraná como professor sem dar aulas! Será verdade?

A acusação surgiu nas redes sociais no começo da segunda quinzena de março de 2016 e afirma que o juiz que está comandando a Operação Lava Jato estaria recebendo salário da UFPR sem nunca ter ido lá para dar aulas!

No texto, que está sendo bastante compartilhado também no WhatsApp, o juiz ainda estaria movendo um processo contra a instituição onde (não) leciona.

Abaixo, uma das versões da acusação:

“O Moro é prof na UFPR, não vai trabalhar e recebe salário, todo ano a universidade move processo ADM e no MP o processo chega a divisão que ele trabalha e é arquivado. O guerreiro contra a corrupção recebe sem trabalhar e ainda delibera ou orienta processos e causa própria. O pau que bate em Chico não bate em Francisco.”

Será verdade que Sérgio Moro é funcionário fantasma de da Universidade Federal do Paraná?

Juiz Sérgio Moro estaria recebendo salário de professor sem precisar da aulas! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Juiz Sérgio Moro estaria recebendo salário de professor sem precisar da aulas! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Essa história, que apareceu na web na segunda metade de março de 2016, se aproveita do fato do nome do juiz estar em evidência para conquistar mais compartilhamentos e curtidas nas redes sociais, nem que para isso seja preciso inventar algo envolvendo Sérgio Moro.

Texto que circula pelas redes sociais acusando o juiz Sérgio Moro de receber sem dar aulas!

Texto que circula pelas redes sociais acusando o juiz Sérgio Moro de receber sem dar aulas!

Como podemos esclarecer essa história usando a própria web como ferramenta?

A resposta é simples: Basta uma visita ao site da UFPR para verificar que o nome Sérgio Fernando Moro consta na lista de docentes da instituição. Moro é professor de Direito Penal e Processual Penal.

Nessa mesma tela, podemos verificar que o juiz faz parte do corpo docente da UFPR desde novembro de 2007.

Ainda no site da universidade, podemos confirmar através da grade horária do Curso de Bacharelado em Direito que Sérgio Moro dá aulas às segundas e terças-feiras, às 21 horas.

Moro processou a UFPR?

Desmentida a primeira parte do boato, resta saber se o juiz Sérgio Moro processou a universidade ou não.

Diferente do que foi espalhado por aí, Moro não está processando a instituição onde trabalha. Na verdade, ele moveu uma ação contra a UFPR, mas perdeu. Também é bom deixar claro que o caso foi encerrado em 2012, como podemos ver na sentença publicada aqui!

Em 2012, Moro foi chamado para ser assessor da ministra Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal, para ajudar no andamento das investigações sobre o Mensalão e entrou com um mandado de segurança para que pudesse dar suas 3 aulas seguidas nas sextas-feiras e aos sábados, pois o novo cargo exigia que ele ficasse em Brasília de segunda a quinta.

Como o Regimento Interno da universidade proíbe mais de duas aulas seguidas da mesma matéria, Moro não poderia dar as 8 horas de aulas obrigatórias.

O site Conjur explica que na ocasião a juíza federal Claudia Cristina Cristofani, da 5ª Vara Federal de Curitiba, decidiu que a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná não tinha que ceder às exigências de Moro para que ele pudesse continuar dando aulas. Moro perdeu o processo, mas como ele não trabalha mais em Brasíla, continuou dando aulas normalmente!

Em entrevista ao blog Caixa Zero, o diretor do setor de Ciências Jurídicas da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou que Moro não responde a nenhum processo administrativo e é um professor assíduo.

“Não há qualquer queixa de ninguém em relação ao Moro como funcionário. Comparece, dá as aulas, não falta”, disse o professor.

Conclusão

O juiz Sérgio Moro continua dando aulas na Universidade Federal de Direito do Paraná.

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top