Cinema / TV
SPTV faz matéria com estudantes brisados! Será?
Jornal da TV Globo de São Paulo apresenta, sem saber, matéria com estudantes sob efeitos de maconha! Mas será que o vídeo é real?
O vídeo foi publicado no YouTube no dia 25 de outubro de 2013 e mostra uma matéria que teria ido ao ar durante uma edição do jornal SPTV, da Rede Globo de Televisão. O assunto era as escolhas que os alunos têm que fazer com as matérias que mais gostam e que irão definir suas futuras carreiras, mas algo parece passar despercebido pelos editores do telejornal: Alguns alunos entrevistados aparentam estar claramente sob a influência de algum medicamento ou de alguma droga!
Em determinado trecho, uma entrevistada (que conta que seu sonho é estar na praia vendendo a sua arte) aparece fazendo um gesto que sugere a confecção de um cigarro de maconha!
Em apenas três dias, o vídeo com a reportagem já havia alcançado mais de 1,3 milhão de visualizações! E isso somente em uma das contas onde foi publicado!
Será que a reportagem é real?
Assista ao vídeo abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/2WXf9c1SY0o” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Verdadeiro ou falso?
Como você já deve ter imaginado, o vídeo é falso! Trata-se de uma montagem!
Em primeiro lugar, podemos notar que o canal que publicou essa matéria possui apenas um vídeo. Geralmente, montagens como essa são postadas em contas novas, com poucos vídeos, pois se o YouTube resolver punir esse usuário, não se perderia muita coisa.
Além disso, perceba que ao mostrar a moça chamada de Milena (aos 36 segundos no vídeo), o logotipo da Rede Globo some da imagem:
Essa é a Milena real:
A matéria real
A reportagem original foi ao ar no dia 1° de outubro de 2013, durante a 1ª edição do jornal SPTV, da Rede Globo. A matéria completa pode ser vista no site do telejornal apresentado por César Tralli.
Quem caiu?
Muitos sites de notícias sérios acabaram caindo na pegadinha. Um exemplo é o MSN Entretenimento:
Conclusão
O vídeo publicado no YouTube é uma montagem feita em cima de uma matéria real mesclada com trechos de outras gravações que nada tem a ver com a reportagem.
Agradecimentos aos leitores do E-farsas: Bruno de Oliveira e Rafael Silva Guimarães.