Tecnologia israelense para exames chegou ao Brasil graças ao presidente Jair Bolsonaro?
Recentemente, começou a circular nas redes sociais um vídeo muito peculiar. Nele, é alegado que um aparelho para análise sanguínea, não invasivo (sem tirar uma única gota de sangue do paciente) e de tecnologia israelense, teria chegado ao Brasil graças ao presidente Jair Bolsonaro.
O vídeo é basicamente uma conversa entre um cidadão chamado “Neto” — alegadamente representante de uma empresa de Israel no Brasil —, e o deputado estadual Ed Thomas, do PSB, que está no seu quarto mandato, cuja base eleitoral é de Presidente Prudente e região, interior do Estado de São Paulo. Na parte final do vídeo, Ed Thomas apontou para o aparelho e perguntou se a vinda do mesmo era devido a abertura Brasil-Israel através do presidente Jair Bolsonaro. “Neto” respondeu que sim. Em seguida, foi novamente mencionado que a tecnologia chegou ao Brasil graças ao atual presidente.
Confira o vídeo abaixo, que foi publicado no dia 9 de dezembro de 2019, na página do próprio deputado, no Facebook (1 | 2):
Tecnologia Israelense no Brasil. 👏👏 #Saúde 🇮🇱x🇧🇷
Posted by Deputado Ed Thomas on Monday, December 9, 2019
No dia seguinte (10), o deputado Ed Thomas gravou um novo vídeo para dizer que o aparelho não era “fake“. Dessa vez, o vídeo contava com a presença do Sr. Ziv Gilboa, gerente da empresa CNOGA — fabricante do referido aparelho — no Brasil. No final do vídeo, Ed Thomas voltou a dizer que o aparelho não era “fake“, que já se encontrava no Brasil, e mais uma vez agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro.
Confira abaixo esse outro vídeo (1 | 2):
Está aí o aparelho que faz mais de 15 exames sem tirar uma gota de sangue. #TecnologiaNaSaúde 🇮🇱🇧🇷
Posted by Deputado Ed Thomas on Tuesday, December 10, 2019
Um Pouco Mais Sobre Ed Thomas
Em maio deste ano, o deputado estadual Ed Thomas passou a apresentar um programa de TV chamado “Ed+ Interior”. O programa é exibido aos sábados pelo “SBT Interior” — uma emissora afiliada ao SBT, e que cobre as regiões de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. Seu primeiro vídeo sobre o aparelho foi gravado durante uma visita a empresa “Nuvem UAV” — fabricante de drones de Presidente Prudente/SP, cuja matéria estava programada para ir ao ar no último sábado (14).
Entretanto, será que esse aparelho realmente existe? Ele chegou ao Brasil graças ao presidente Jair Bolsonaro? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Embora o aparelho realmente seja verdadeiro, ele não chegou ao país graças ao presidente Jair Bolsonaro! Portanto, a alegação de que o aparelho (ou empresa) chegou ao Brasil devido ao estreitamento de laços comerciais com Israel, promovida pelo presidente, é enganosa.
Como de praxe, a seguir explicaremos direitinho essa história para vocês!
A Vinda da Empresa para o Brasil
De acordo com o site da subsidiária brasileira da CNOGA, a empresa foi fundada em 2004 pelo Dr. Yosef Segman, um inovador tecnológico e empreendedor, que liderou o desenvolvimento de seus produtos desde as fases iniciais através de uma parceria estratégica com a Texas Instruments Inc., para a comercialização na Europa, Ásia e América do Sul.
Embora o site não diga exatamente quando a empresa veio para o Brasil, uma notícia veiculada no site da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, em maio de 2015, apontava que a empresa abriria uma filial no país ainda naquele ano. No texto havia uma declaração do próprio Ziv Gilboa, apontado como gerente da empresa para a América Latina:
“A Cnoga definiu o Brasil como país estratégico para lançar a tecnologia e abrirá a empresa ainda este ano.”
Os Certificados e Registros Relacionados ao Aparelho
Em julho de 2015 (época do segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff) foi emitido um certificado de conformidade pela Associação IEx Certificações para dois aparelhos da CNOGA. Um deles era o “Tensor Tip VSM” e outro era o “Tensor Tip MTX”. Diga-se de passagem, a IEx é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE, do Inmetro, para prestar serviços de avaliação da conformidade de produtos que tem em sua prestação de serviços assegurar e garantir a segurança e qualidade desses.
Eis a descrição relacionada ao “Tensor Tip MTX” (desde então ambos passaram por atualizações), que consta no certificado:
“O TensorTip não-invasivo da Cnoga Medical é um dispositivo pequeno, leve, portátil, destinado a medir e exibir a pressão arterial (sistólica e diastólica), verificação do SpO2, Taxa de pulso periférico (PPR), Hemoglobina (Hb), Hematócrito, MAP, PCO2, PO2, CO, pH, RBC, A1C e bioparametros. O dispositivo tem dois modos operacionais:
Modo 1: alimentado internamente por baterias recarregáveis 3,7 V Li-Polymer, 670 mAh2;
Modo 2: a unidade é conectada a um dispositivo externo AC / DC plug-in direto de Classe II aprovado (carregador)“
Em novembro daquele ano, o chamado “MTX” (Matrix Monitor TensorTip™) foi registrado na China.
No Ano Seguinte…
Eis um trecho do que foi publicado:
“Nada de tubos e mais tubos de amostra de sangue e agulhas gigantes que dão aflição aos mais sensíveis. Um aparelhinho israelense chamado MTX promete fazer um hemograma quase completo com apenas o toque do dedo.
Desenvolvido pela CNOGA, empresa que chegou ao Brasil há pouco mais de um ano, o MTX realiza exames como monitoramento fisiológico, hemodinâmico, pressão sanguínea, eletrocardiograma, batimentos cardíacos, glicose e contagem de glóbulos, e já possui certificação da Anvisa e Inmetro. Segundo a CNOGA, o dispositivo surgiu para ‘melhorar a qualidade de vida das pessoas, pois é possível saber sobre sua saúde sem precisa sair de casa, sem furos e desconfortos’.“
A Aprovação da ANVISA
Aliás, a CNOGA recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), também em maio de 2016 (1 | 2 | 3), para vender o aparelho no Brasil. Naquela época, um artigo patrocinado pela empresa, no portal “UOL”, já noticiava que eles esperavam lançar os dispositivos TensorTip durante a “Hospitalar” (Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios), em São Paulo, ainda naquele mês.
Enfim, acredito que não reste dúvidas quanto a presença da empresa e do aparelho no Brasil há um bom tempo.
O Aparelho Começou a Ser Implantado na Rede Pública de Saúde a Partir do Governo de Jair de Bolsonaro?
Não! Em julho de 2017 (durante o governo de Michel Temer), foi publicada uma notícia no site oficial da prefeitura de Garopaba/SC, alegando que o município era a segunda cidade no Brasil que estava recebendo um projeto-piloto da empresa israelense CNOGA. Esse projeto-piloto envolvia justamente o medidor de biossinais MTX. A tecnologia já estava sendo utilizada numa unidade de saúde à beira do Rio Negro, na Amazônia e na cidade de Santo Amaro da Imperatriz/SC. A expectativa era que o dispositivo trouxesse benefícios para os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Que Dizia a Notícia?
Eis o que dizia um trecho da notícia:
“O aparelho, trazido pela empresa israelense Cnoga Medical, fornece 14 parâmetros médicos sem invasão e sem dor, além de registrar todas as informações do paciente em um banco de dados online em tempo real. Ou seja, ao fazer a triagem, o paciente já sai com todos os exames impressos para sua consulta com o médico.
A tecnologia já está sendo utilizada na unidade de saúde à beira do Rio Negro, na Amazônia e na cidade de Santo Amaro da Imperatriz (SC), e possui as certificações da Anvisa, Inmetro, ISO e Amar.“
Eis o que disse a então secretária de Saúde, Tatiane Ávila Pacheco:
“É um divisor de águas na história da saúde pública e a nível de Garopaba. Essa parceria com a CNOGA, que desenvolve alta tecnologia em saúde, vai ser um grande marco da nossa gestão em saúde”
Quem Participou da Apresentação em Garopaba?
O texto também dizia, que num prazo de aproximadamente uma semana, dez unidades do aparelho MTX seriam disponibilizadas na cidade. Paralelamente, também ocorreria os treinamentos das equipes que fariam o atendimento ao público. Curiosamente, estiveram presentes: o gerente da CNOGA no Brasil, Ziv Gilboa, o médico cirurgião cardiovascular do Incor Dr. Francês Vidal, o deputado Cesar Souza Junior, o prefeito Sérgio Cunha e o vice, Nilton Raupp, além de outras autoridades municipais.
O “Lançamento” do VSM no Brasil?
Conforme citamos anteriormente, a CNOGA também possui um dispositivo chamado “VSM”! Ele permite a análise de hematócrito (HCT), hemoglobina (HB), porcentagem de células vermelhas (RBC), oxigênio do sangue (SPO2), pressão sanguínea e pressão arterial. Basicamente, é uma versão mais “light” do MTX, visto que realiza até seis exames.
Estranhamente, embora o dispositivo já tivesse sido aprovado pela ANVISA e recebido o certificado de conformidade da IEx, na mesma época que o MTX, a CNOGA disse em junho de 2018, que tinha recém trazido o dispositivo ao Brasil. Enfim, de qualquer forma, o dispositivo que aparece nos vídeos publicados pelo deputado estadual Ed Thomas é o MTX. E, ainda que fosse o VSM, ainda assim não teria vindo ao Brasil devido ao governo de Jair Bolsonaro.
Um Erro Grotesco Motivado Por Dinheiro
Ignorando tudo isso que acabamos de informar a vocês, sites como o “InfoMoney” e o “Terra” divulgaram, de forma patrocinada, em maio de 2019, um artigo intitulado “Tecnologia Israelense para exames chega ao Brasil“. O autor? Um site especializado em distribuição de conteúdos online chamado “Divulgador de Notícias”, mais conhecido como “DINO”.
Aliás, esse site é alvo de inúmeras críticas no “Google Reviews”.
Enfim! Essa não foi a pior parte, visto que o conteúdo distribuído pelo “DINO”, ao menos sobre a CNOGA/MTX, é parcialmente enganoso. Ele dá a entender, explicitamente, que essa tecnologia israelense havia chegado ao Brasil somente em maio de 2019, ou seja, durante o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro! E, novamente, isso é mentira! Isso denota também que os sites não verificaram o material que estava sendo veiculado em suas plataformas.
Uma Dose de Realidade
Segundo o site de notícias “Correio do Imbé”, a Prefeitura da cidade de Tramandaí/RS apresentou no dia 27 de março de 2019, os aparelhos VSM e MTX da CNOGA Medical! O motivo? Eles seriam implementados nas ações da Secretaria Municipal de Saúde. O evento de lançamento do projeto aconteceu no SAT (Sociedade Amigos de Tramandaí).O evento contou com a presença de autoridades, gestores de saúde, representantes da empresa, e prefeitos de diversos pontos do Estado.
“No momento que ele consegue aferir estes parâmetros biométricos e transmitir on line para um médico, para a sua equipe, esse médico poderá identificar em tempo real qual é a situação de saúde do paciente”, disse o então secretário da Saúde, Saltiel.
E, segundo o site “Correio de Tramandaí”, no dia 16 de abril foi realizada a primeira etapa de entrega dos dispositivos. Eles foram entregues aos coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Equipe de Saúde da Família (ESF), UPA e Centro de Especialidades. A segunda etapa de entrega seria feita aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Portanto, basicamente, o município de Tramandaí foi mais uma cidade brasileira a utilizar os dispositivos da CNOGA, mas não a primeira.
Conclusão
Falso! Embora o aparelho realmente seja verdadeiro, ele não chegou ao país graças ao presidente Jair Bolsonaro! Portanto, a alegação de que o aparelho (ou empresa) chegou ao Brasil devido ao estreitamento de laços comerciais com Israel, promovida pelo presidente, é enganosa.