Animais
Telamonia dimidiata: A aranha venenosa do vaso sanitário!
Será que a história da aranha listrada que matou 3 mulheres que usaram o mesmo vaso sanitário na Flórida é real?
Há poucos dias começamos a receber a história de que 3 mulheres haviam morrido na Flórida, nos EUA, depois de usarem o mesmo vaso sanitário. De acordo com o texto, a causa da morte seria a picada de uma aranha chamada Telamonia dimidiata.
A primeira coisa que chama a atenção no texto é a falta de alguns dados importantes como, por exemplo, o nome das vítimas. No mesmo e-mail, o artigo cita também um advogado que teria morrido depois de uma picada da tão venenosa aranha.
Outro fato importante que não foi mencionado no texto são as datas dos ocorridos! Quando as três mulheres morreram? E o advogado, quando faleceu?
Textos sem datas podem circular por anos pela web e quem os recebe pela primeira vez (e não sabe se é verdade ou mentira) tem a impressão de que a notícia é nova!
Leia esse trecho da notícia:
“Mediante isso, um toxicólogo do Departamento de Saúde, lembrando de um artigo que tinha lido, dirigiu-se para os banheiros do restaurante…”
Quem seria o toxicólogo do Departamento de Saúde? Como é o nome dele? Qual seria o artigo que ele havia lido para ter a idéia de dirigir-se aos banheiros?
Isso nunca saberemos…
O restaurante Oliver Garden realmente existe, mas não há nenhuma notícia afirmando que tal fato teria acontecido lá (somente os vários sites e blogs que apenas reproduziram o tal e-mail).
Procurando por “Telamonia dimidiata” no Google, acabamos caindo na Wikipedia que, na sua versão em português, apenas diz que:
“Telamonia dimidiata é um tipo de aranha asiática. Se tornou famosa por causa de um boato que lhe atribuía características diferentes das que lhe são peculiares, como viver em vasos sanitários.”
A Wikipédia em inglês afirma que:
“…é uma aranha saltadora encontrada em florestas tropicais asiáticas… em Singapura, Indonésia, Paquistão, Índia… e não são venenosas”
Origem
É claro que não podemos ficar somente com a Wikipédia como fonte. Por isso, fomos à busca de novas pistas sobre a origem dessa notícia.
No site da Universidade da Califórnia descobrimos que essa história não é nova! De acordo com a postagem na página da Universidade – atualizada em dezembro de 2004 -, a notícia das mortes por picada de aranha em vasos sanitários surgiu em 2003, mas é uma versão de outra história mais antiga – de 1999.
A primeira versão tinha um tom humorístico e vinha com várias pistas para que o leitor descobrisse que se tratava de uma farsa. Já na segunda versão (ou versões) foram acrescentados o nome do restaurante e outros detalhezinhos que deram ao texto um teor mais “sério”, porém igualmente falso!
A aranha “vilã” da primeira versão se chamava “arachnius gluteus” e foi substituída pela telamonia. O mesmo aconteceu com o nome do restaurante, que também foi mudado.
Segundo o site Truth or Fiction, há muitas versões dessa mesma notícia falsa circulando por aí. Além do inglês, o boato existe também em espanhol, francês e até em italiano!
Apesar de aranhas gostarem de viver em locais escuros, o vaso sanitário não é um bom lugar para elas devido aos produtos químicos usados para limpeza. Caso o banheiro não esteja limpo, aí nem é bom usar mesmo, mas por outros perigos!
Conclusão:
Pode ficar tranquilo! A picada da aranha Telamonia dimidiata não causa a morte de humanos.