Falso
É verdade que tentaram matar o deputado Tiririca?
É verdade que tentaram matar o deputado federal Francisco Everardo, o Tiririca, por ele ter votado a favor do impeachment do presidente Michel Temer?
A notícia bombástica surgiu na primeira semana de agosto de 2017 em diversos sites e blogs e deixou muita gente preocupada. De acordo com o texto, ao ser chamado para votar, o deputado Francisco Everardo, mais conhecido como Tiririca surpreendeu a Câmara dos Deputados com estas palavras fortes:
“Estou com o povo. Eu sou do povo. Deus é contra injustiça. Eu não posso fechar os meus olhos pra tudo isso. Meu partido pediu pra votar a favor do Temer, mas eu não vou fazer isso. Posso até perder meu mandato. Posso até voltar pro circo. Mas não faço o povo de palhaço. Eu voto contra o Temer. Eu voto a favor do Brasil. Se ele não é culpado que prove sua inocência. Só acho estranho quem se diz inocente gastar bilhões do dinheiro público pra pedir voto aos deputados. Eu devo ser muito burro mesmo. Não entendo a lógica destes políticos. Nem quero entender”.
A notícia ainda pede para que o discurso do deputado seja compartilhado com o maior número de pessoas até que chegue aos ouvidos de todos os políticos!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
Pra começo de conversa, podemos notar que a manchete sensacionalista pouco tem a ver com o conteúdo do texto. O título, criado com o intuito de conseguir mais cliques (técnica chamada de clickbait), dá a entender que o deputado teria sofrido um atentado. O que não aconteceu!
A verdade é que essa notícia surgiu em um site chamado Notícias do Dia, que é especializado em inventar notícias “bombásticas” e as espalhar por aí. No mesmo site encontramos fake news de todo o tipo. Várias delas já desmentidas aqui no E-farsas…
Os inventores dessa notícia falsa ainda aumentaram o discurso do deputado Tiririca. No texto falso espalhado pela web, Tiririca teria feito um enorme discurso antes de votar, mas uma busca no site da Câmara dos Deputados nos mostra que o humorista/político disse apenas:
“Sr. Presidente, eu vim do povo e estou com o povo contra a corrupção. O meu voto é ‘não.’”
Conclusão
Não houve nenhuma tentativa de assassinato contra o deputado Tiririca! Um site especializado em criar e espalhar notícias falsas inventou essa manchete sensacionalista apenas para ganhar cliques!