Connect with us

E-farsas

Tigre que atacou garoto em zoológico será sacrificado?

Animais

Tigre que atacou garoto em zoológico será sacrificado?

É verdade que o tigre que atacou um menino no zoológico na cidade de Cascavel será sacrificado pelos veterinários que tratam do animal?

No dia 30 de julho de 2014, um incidente grave ocorreu no zoológico na cidade de Cascavel, no Paraná. Um garoto de 11 anos, em visita ao parque com seu pai e irmão, atravessou a grade de proteção que separa o público da jaula dos animais e começou a “brincar” com um leão e um tigre!

Ao tirar um alimento do bolso e oferecer ao tigre, através dos vãos da jaula, o garoto foi atacado pelo felino, ferindo gravemente o braço do imprudente (e não supervisionado) menino.

De acordo com matéria da revista Veja, apesar do socorro imediato, a criança teve o braço amputado. O tigre Hu, de 3 anos de idade, foi isolado em uma pequena jaula, longe do público.

Imediatamente, vários sites e blogs começaram a publicar a notícia afirmando que o animal (o tigre, no caso) já estaria com os dias contados, pois seus tratadores iriam sacrifica-lo!

Será que isso é verdade? Vão sacrificar mesmo o bicho?

Imagens mostram momentos antes do garoto ser atacado pelo tigre! (foto: Reprodução)

Imagens mostram momentos antes do garoto ser atacado pelo tigre! (foto: Reprodução)

Verdadeiro ou falso?

A história do sacrifício do “felino selvagem” se espalhou rapidamente entre vários sites, além das redes sociais. Muita gente indignada com a possível atitude que o zoológico estaria prestes a fazer. O pobre tigre, segundo defendido em vários comentários nas redes sociais, teria atacado o menino seguindo apenas seus instintos e não teria culpa nenhuma. Não merecia morrer por causa disso.

A comoção foi tanta que até foi criada uma petição online no Avaaz, onde estão sendo colhidas assinaturas para proteger o animal de ser sacrificado. Até a publicação desse artigo, o documento já havia conseguido colher mais de 120mil assinaturas!

Além disso, a prefeitura de Cascavel disse ter recebido mais de 10.000 e-mails de pessoas pedindo a preservação do bicho. Até de outros paises como a Inglaterra e Estados Unidos.

No entanto, apesar de todo esse movimento em favor do tigre, essa história de sacrifica-lo não passou de um boato!

De acordo com a direção do zoológico, o tigre não será sacrificado e o delegado responsável pelo caso, Denis Merino, disse à Veja que avalia a responsabilidade criminal do pai do menino no acidente – e poderá indiciá-lo pelo crime de lesão corporal grave.

Em entrevista ao Jornal O Globo, o médico veterinário do zoológico, Valmor dos Passos, afirmou que:

“[…]em nenhum momento foi cogitada a possibilidade de descartar o animal, quer seja removendo-o ou encaminhando para o sacrifício. Tais especulações são idiotas” — disse.

O veterinário também afirmou que o animal está em boa saúde, calmo e se alimenta normalmente.

De acordo com o portal A Tarde, o tigre Hu saiu do isolamento no dia 05 de agosto, sem sinais de estresse e já está de volta, exposto ao publico.

Conclusão

O tigre que atacou um menino em um zoológico no Paraná não será sacrificado!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Animais

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top