Falso
Tiririca foi citado na operação Lava Jato?
É verdade que o Deputado Federal Tiririca foi citado na delação premiada do senador Delcídio do Amaral na operação Lava Jato?
A notícia surgiu na web no dia 15 de março de 2016 em diversos sites e blogs e rapidamente se espalhou através das redes sociais. De acordo com o texto, o senador Delcídio do Amaral teria entregado, dentre vários políticos, o deputado federal Francisco Everardo, o Tiririca.
A reportagem ainda afirma que foi oferecido R$ 500 mil para que Tiririca votasse contra a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigaria o escândalo da Petrobrás, mas que o deputado não teria aceitado o suborno!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdadeiro ou falso?
Não há nenhuma menção ao nome de Tiririca no depoimento dado por Delcídio no dia 14 de março de 2016. Como podemos conferir no documento do acordo de colaboração firmado com o Ministério Público Federal!
Delcídio delatou mais de 70 nomes em seu depoimento e Francisco Everardo não está nessa lista!
Origens
O primeiro a postar essa notícia falsa foi o blog A Folha Brasil,que foi inaugurado em janeiro de 2016 e que possui poucas notícias publicadas (muitas delas, falsas).
Um ano antes, março de 2015, um perfil falso do Tiririca brincou com as investigações do Ministério Público, dizendo que ele lavava seu carro em casa mesmo, para não precisar ir ao Lava Jato!
O twitt foi apagado logo em seguida, mas a internet não esquece!
Conclusão
A notícia afirmando que o deputado Tiririca foi citado na operação Lava Jato é falsa!