Conspirações
Treinamento de guerrilha do MST aprendendo a usar o FAL!
Será verdadeira a foto que mostra um grupo uniformizado do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em treinamento para o uso de fuzis?
A imagem foi publicada no Facebook no final de fevereiro de 2015 e já teve milhares de compartilhamentos na rede social. Nela podemos ver um grupo de pessoas usando camisas vermelhas, segurando fuzis e aparentemente sendo instruído sobre o uso das armas.
O texto que acompanha fotografia afirma que se trata de um treinamento de guerrilha feito com integrantes do MST!
Será que isso é verdade?
Verdadeiro ou falso?
A imagem é real, mas o fato não tem nada a ver com o MST! Como você pode notar, não há nenhum símbolo que identifique o MST na camiseta da pessoas que aparecem na foto espalhada pelo Facebook.
Uma busca rápida no Google mostra que essa fotografia é, na verdade, de um grupo armado venezuelano e encontramos registros dessa foto em publicações de 2012 e 2014, como podemos ver no blog de língua espanhola Maduradas!
De acordo com o ABC de la Semana, esse é o Grupo La Piedrita e é um dos vários grupos armados que lutam em favor o Governo da Venezuela.
Manifestações armadas do MST
De acordo com essa publicação no site da revista Veja, em setembro de 2013, o MST tentou invadir a Secretaria de Segurança Pública da Bahia para cobrar agilidade na investigação do assassinado de um dirigente do movimento, ocorrido em abril, na zona rural de Iguaí. Segundo a Veja, como os policiais não conseguiram conter o grupo, Ari Pereira, subsecretário da pasta, efetuou três disparos com uma arma de fogo contra os manifestantes, que estavam armados de foices, paus, machados e facões.
A imagem do MST armado com paus e facões é essa:
E a imagem de Ari Pereira atirando nos manifestantes é essa:
Conclusão
A foto do grupo recebendo instruções sobre o uso do FAL não é daqui do Brasil. Trata-se de um grupo armado venezuelano.
Obs.: O artigo foi atualizado horas após a sua publicação para corrigir o parágrafo afirmando que o grupo armado “La Piedrita” lutava contra o Governo da Venezuela. Conforme alertado por diversos leitores atentos, o grupo luta em apoio ao governo!