O Tribunal de Haia reconheceu que Lula é um preso político?
É verdade ou mentira que o Tribunal de Internacional de Justiça reconheceu que Lula é um preso político e exigiu a libertação imediata do ex-presidente?
A notícia se espalhou através de diversos sites e blogs, e também nas redes sociais, na segunda quinzena de abril de 2018 e afirma que o Tribunal Internacional de Justiça – sediado em Haia – teria reconhecido que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um prisioneiro político!
Com essa afirmação, o tribunal teria exigido que o Brasil liberte imediatamente o preso pois, segundo que diz a notícia, a ONU teria afirmado que ex-Presidente está detido sem provas, além de ter sido julgado por um tribunal que faz parte integrante do bom adversário do réu.
A sentença do Tribunal Internacional de Justiça teria sido publicada em uma matéria no jornal francês Le Monde, cujo endereço seria o www.Lemond/Mund.Vers.Holand.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
As versões dessa notícia que se espalharam na web (algumas em inglês) possuem vários erros de ortografia (só para se ter uma ideia, em algumas versões o TIJ é chamado de Tribunal de “Haya”).
Além disso, uma busca no site do Tribunal Internacional de Justiça não retorna nenhuma menção a esse suposto veredito.
Quanto ao endereço do jornal Le Monde compartilhado juntamente com essa “notícia”, basta clicar nele para descobrir que essa URL não existe! Outro detalhe é que o jornal se chama “Le Monde” e seu endereço correto é http://www.lemonde.fr/, onde também não há nenhuma publicação a respeito dessa alegada sentença do Tribunal de Haia em favor do Lula!
Conclusão
A notícia afirmando que o Tribunal de Haia teria exigido a libertação imediata do ex-presidente Lula após reconhecer que ele é um preso político é falsa!